OPS!

Sonda terá que pagar PLR para 1791 funcionários 35ls

Pagamento é resultado de ação do sindicato paulista Sindpd e vale no RS, MG, SP e RJ. 225f69

08 de março de 2021 - 15:24
Oi! Foto: https://www.flickr.com/photos/humerlok/23630287008

Oi! Foto: https://www.flickr.com/photos/humerlok/23630287008

A Sonda vai ser obrigada pela Justiça Trabalhista a pagar valores relativos a um programa de participação nos resultados de 2014 para 1791 funcionários, uma quantidade que pode se tornar ainda maior no futuro.

A decisão foi divulgada pelo Sindpd, que moveu uma ação judicial nesse sentido em 2015. Os funcionários estão distribuídos em cinco CNPJs, divulgados pelo sindicato paulista em nota.

Conforme o Baguete apurou, os CNPJs correspondem a cinco empresas com o nome fantasia Sonda IT, com dois deles tendo o mesmo endereço em São Paulo e os demais em Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Na nota, o Sindpd explica que havia fechado um PLR com a Elucid, uma empresa adquirida pela Sonda em 2012, entrando na justiça depois para obter a extensão do benefício para todos os funcionários do grupo.

Segundo o argumento do Sindpd, aceito pela juíza do Trabalho Juliana Jamtchek Grosso, a extensão está prevista na Convenção Coletiva do Trabalho dos profissionais de TI, acordada entre o sindicato da categoria e o sindicato patronal Seprosp. 

“Empresas abrangidas por esta Convenção Coletiva de Trabalho, pertencentes a grupos empresariais que já praticam a Participação nos Lucros ou Resultados a qualquer outra Empresa do grupo, obrigam-se a estendê-la, nos mesmos parâmetros, também para seus empregados”, disse a juíza na sua decisão.

De acordo com o Sindpd, os valores já estão disponíveis para pagamento e a ação beneficia inclusive funcionários que não estão mais na Sonda. Quem quiser se informar pode mandar um WhatsApp para (11) 99989-1023, escolhendo a opção "PLR Sonda 2014".

A nota informa ainda que há oito ações contra empresas do Grupo Sonda com o mesmo objeto na Justiça do Trabalho, objetivando o pagamento para os demais funcionários das empresas. 

"Mais uma vez o Sindpd mostra a sua força e importância na defesa dos profissionais de TI. A PLR é um direito da nossa categoria, conquistada através de uma mobilização histórica", afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd.

O Baguete procurou a Sonda, que não se manifestou até o fechamento desta matéria.

O PLR da Elucid vai custar muito caro para a Sonda. Isso porque a companhia, especializada em projetos no setor elétrico, é um negócio de nicho, com cerca de 60 funcionários hoje em dia, enquanto o grupo como um todo tem 8 mil funcionários.

Não se sabe quantos funcionários a Sonda tinha em 2014, o ano para o qual a ação vale, ou quais são as outras oito empresas contra as quais o Sindpd entrou com a ação, mas mesmo o número inicial de 1791 PLRs já é um prejuízo respeitável.

Leia mais 59b1u

DINHEIRO

Sindpd oferece crédito consignado mxk

Há 1789 dias
NOVO NORMAL

Procergs estreia greve em home office 235k1y

Há 1586 dias
BRIGA

Brasscom quer definição sobre imposto sindical 6j2w4h

Há 2137 dias
PROPOSTA

Almoço de meia hora para a TI de SP? 2r5i5g

NOVOS NEGÓCIOS

Toda, ex-Sonda, é novo VP da Service IT 4x453v

RH

Amanco Wavin seleciona candidatos com Recrut.AI 2v1v6d

UTILITIES

Copasa faz AMS do SAP com Sonda 5432p

DE CASA

Grupo Máxima abraça home office 1l1i1n

FIRMA

Bolsonaro critica home office na Petrobras 6he5w

TRABALHO

Monday.com abre no Brasil 1d2l27