NOVO NORMAL

Procergs estreia greve em home office 235k1y

De acordo com o Sindppd-RS, 180 servidores participaram de um piquete virtual. 385d6v

19 de janeiro de 2021 - 10:02
Procergs é o prédio redondo na frente. Foto: Gov-RS.

Procergs é o prédio redondo na frente. Foto: Gov-RS.

Funcionários da Procergs, estatal de processamento de dados do Rio Grande do Sul, inauguraram uma nova forma de protesto nesta segunda-feira, 18: a greve em home office.

Segundo informações do sindicato Sindppd-RS, que representa os funcionários da Procergs, 180 servidores participaram de uma espécie de piquete virtual, convocado dentro de uma sala do Google Meet.

“Se a direção da empresa e o governo estadual duvidavam de que a GREVE VIRTUAL realmente iria acontecer, os trabalhadores da Procergs mostraram, no dia de hoje, que não estão para brincadeira”, festejou o sindicato gaúcho.

O Sindppd-RS não chegou a abrir cifras de paralisação, como em outros anos, informando apenas os participantes do Google Meet e afirmando apenas que “alguns setores, como o de conectividade, estão totalmente parados”.

A greve foi decidida na semana ada, em uma assembleia virtual com a participação de 400 funcionários. A Procergs tem ao redor de 1,1 mil empregados, reforçados por contratos de terceirização de desenvolvimento em fábricas de software ao longo da última década.

O sindicato pede os reajustes congelados de 2019 (2,25%) e de 2020 (2,35%) e a manutenção do adicional por tempo de serviço, um benefício importante em uma empresa na qual muitos funcionários têm alguns anos de casa.

A Procergs é responsável por desenvolver sistemas e manter sites e serviços online de secretarias e de órgãos estaduais, como o Tudo Fácil, Detran, Polícia Civil e Brigada Militar, além do agendamento de consultas pelo SUS.

A empresa também opera o sistema de nota fiscal eletrônica gaúcha e faz o mesmo como prestação de serviço para outros estados.

A estatal costuma fazer pelo menos uma greve a cada nova gestão do governo gaúcho na última década, mas acelerou um pouco o ritmo nos últimos tempos, com greves em 2017, 2019 e agora em 2021.

A prestação de serviços nunca foi seriamente comprometida.

Leia mais 59b1u

PROCESSOS

Ceitec: liminar impede liquidação v4o15

Há 1596 dias
IMUNIZAÇÃO

Empresas não poderão vacinar funcionários 4d213g

Há 1595 dias
QUE COISA

Anatel não sabe direito onde tem banda larga 6d194y

Há 1597 dias
VALORES

Goiás compra Microsoft com desconto e3n2a

ECONOMIA

O (ex) país do futuro consegue superar a "década perdida"? 53h13

ADEUS

Relembre 2020, se você é corajoso o bastante 405d1l

COVID-19

Vacina russa no Paraná: acordo não saiu do papel 586v6n

CORONA

Lamb assume Comitê de Dados da Covid no RS 3wg6q

CASE

Como o Uruguai está vencendo o coronavírus 2g1e30

CONSTRUÇÃO

Governo faz nova mega compra de nuvem 2w3p

FALHA

Nova exposição de dados no Ministério da Saúde g306e

EVENTOS

Quem leva o Web Summit: Porto Alegre ou Rio de Janeiro? 1r6o5s