
A Sompo é a primeira a utilizar o recurso de chatbot do Watson para contratação de seguros. Foto: Divulgação.
A Sompo Seguros é a primeira companhia do Brasil a utilizar o recurso de chatbot do IBM Watson para contratação de seguros.
Numa primeira etapa, o serviço de bate-papo vai ser disponibilizado para a contratação do Seguro Garantia de Obrigações Públicas (licitante e executante). O chatbot poderá ser contatado pelo aplicativo Telegram.
A empresa planeja viabilizar em breve a implementação do serviço para os corretores que atuam nos demais segmentos de seguros.
O chatbot desenvolvido e utilizado pela equipe da Sompo Seguro, utiliza a plataforma de computação cognitiva para negócios da IBM. A cada interação, o recurso consulta a base de conhecimento gerada pela área especialista, que também é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma.
A ferramenta utiliza linguagem natural humana e permite compreender nuances da linguagem, sotaques e abreviações.
A Sompo Seguros é uma empresa do Grupo Sompo Holdings, um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo.
Resultado da integração das operações da Marítima Seguros, companhia fundada em Santos em 1943, e da Yasuda Seguros, que está no Brasil desde 1959; a companhia atua nas áreas de seguros corporativos, pessoais e de saúde.
No começo deste ano, a IBM divulgou o contratação do Watson pela seguradora japonesa Fukoku Mutual Life. Na época, a empresa afirmou que iria substituir 34 funcionários de seus escritórios por um sistema de inteligência artificial com recursos do Watson.
A ferramenta ou a ser utilizada para calcular os pagamentos aos segurados da companhia. O Watson começou a ler informações médicas, como tempo de internação, procedimentos realizados e histórico de pacientes, para determinar o valor dos pagamentos que devem ser feitos.