
O Programa de Aceleração do Feevale Techpark foi iniciado na última semana. Foto: Ana Knevitz/Feevale.
O Programa de Aceleração do Grupo de Investidores Parceiros no Feevale Techpark foi iniciado na última semana com cinco startups selecionadas.
Organizada pela aceleradora Ventiur, a iniciativa escolheu as participantes a partir de um processo seletivo que contou com com 200 inscritas e resultou nas cinco finalistas.
As startups selecionadas arão por um processo de seis meses para alavancar seus negócios, com investimentos entre R$ 80 mil e R$ 200 mil, podendo usufruir dos espaços e laboratórios do Feevale Techpark e da Universidade Feevale.
O programa conta com as startups Alexxo, Alu, Criativando, Marina Tecnologia e Wbio.
A Allexø é focada no desenvolvimento de soluções de internet das coisas para o mercado corporativo. A empresa desenvolveu a plataforma OmniViewer, que permite monitorar de forma local ou mesmo remotamente (na nuvem) dispositivos de diversos fabricantes.
O fundador da empresa, Alexandre Ramos, já foi gerente comercial da IMS Power Quality.
Já a Alu é um portal de anúncio e busca de imóveis. Jota Baptista, um dos fundadores, atuou na Imobiliária Ducati entre 2011 e 2013. Depois, criou a Capital Imob, voltada para venda de empreendimentos imobiliários populares, juntamente com Vinícius Stiborski, também co-fundador da Alu.
O Criativando é um marketplace para venda de produtos de decoração. A empresa foi fundada por Jonathan Tebaldi em Nova Bassano, no interior do Rio Grande do Sul.
A Wbio é uma startup que desenvolve equipamentos e sistemas para a área de saúde, utilizando tecnologias como Watson, blockchain e big data. A companhia oferece soluções de diagnóstico, epidemiologia e ciência de dados. Lucas Sperb, fundador da companhia, é mestrando de Virologia da Feevale.
Já a Marina Tecnologia atua como fabricante de componentes de borracha. A companhia de Triunfo fabrica seus produtos para setores como automotivo, agrícola, eletrônico, alimentício e farmacêutico. A companhia é reconhecida nacionalmente em sua área, sendo vencedora do Prêmio Nacional de Inovação em 2012 e do Prêmio Finep de Inovação em 2013.
“A partir de hoje essas empresas fazem parte do nosso time e, por isso, contam com toda nossa estrutura e apoio para o que for preciso. Queremos caminhar junto com ela e não só oferecer o e necessário, mas também aprender, pois não é à toa que foram selecionadas em meio a tantas candidatas”, explica a gestora executiva do Feevale Techpark, Daniela Eckert.
A partir de agora, Alexxo, Alu, Criativando, Marina Tecnologia Wbio terão reuniões semanais, além de orientação e estruturas para alavancar seus negócios.
“A ideia é colocar a mão na massa. Cada empresa terá um plano de trabalho individualizado para sua necessidade, com encontros semanais, mentorias e qualificação para que cresçam e se preparem para novos investimentos”, completa Sandro Cortezia, CEO da Ventiur.