NUVEM

Sinqia consolida infra na Azure 2t3v1r

Companhia de soluções para área financeira consolidou sete data centers diferentes. 4p15y

14 de agosto de 2020 - 10:03
Bernardo Gomes, diretor presidente da Sinqia. Foto: divulgação.

Bernardo Gomes, diretor presidente da Sinqia. Foto: divulgação.

A Sinqia, empresa especializada em sistemas para a área financeira, migrou a sua infraestrutura de TI para a nuvem Azure da Microsoft, em um projeto com consultoria da Solo Network e da Sky.One.

A Solo é parceira da Microsoft para computação na nuvem e a Sky.One é uma consultoria especialzada no tema, responsável pela avaliação de como fazer a migração.

Com a iniciativa, a Sinqia consolidou na Azure servidores usados internamente e para atendimento de clientes no modelo software como serviço.

Antes esses ambientes estavam distribuídos em sete provedores diferentes de data center. A Sinqia não abre quais eram esses fornecedores.

A Sinqia não deu muitos detalhes sobre o que estava hospedado onde, mas a diversidade provavelmente é resultado das diversas aquisições feitas pela empresa.

Foram 15 desde 2005, formando uma oferta com pilares focados em bancos, fundos, previdência e consórcios, além de outsourcing e consultoria.

De acordo com Thiago Pereira, CIO da Sinqia, antes a estrutura de data center era muito complexa, gerando um alto custo de gestão e operação. 

“Por isso, tomamos a decisão de unificar em um único provedor e definir um parceiro. É importante destacar a palavra parceria, pois não buscávamos um fornecedor, mas uma empresa que nos apoiasse e nos ajudasse a impulsionar o negócio”, afirma Pereira.

Os próximos os da Sinqia em sua estratégia de nuvem envolvem a transição gradual do modelo PaaS (Plataforma como Serviço) para o SaaS (Software como Serviço), para ar sua aplicação e oferecer seu software aos clientes como serviço. 

A consolidação da infraestrutura segue uma reorganização do portfólio. 

No ano ado, a empresa se estruturou com algumas marcas de softwares (Sinqia Bancos, Sinqia Fundos, Sinqia Previdência e Sinqia Consórcios) e duas de serviços (Sinqia Outsourcing e Sinqia Consulting).

A receita líquida da Sinqia em 2019 foi de R$ 175,1 milhões, um aumento de 23,3% sobre 2018.

A Solo Network é parceira de fabricantes de software e hardware, com destaque para as soluções Microsoft, HP, Dell, Autodesk, APC, Adobe e Autodesk, entre outros. 

A empresa tem operações em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Salvador.

Fundada em 2014, a Sky.One gerencia 9 mil servidores em mais de mil clientes no Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos.

Entre os clientes, estão nomes como Havanna, Hirota Supermercados e Philips do Brasil, Fundação Abrinq e Bar Brahma.

Leia mais 59b1u

FINANCEIRO

Sinqia compra empresa do Itaú 3y683h

Há 1753 dias
DESTAQUE

Sinqia está no índice small cap da B3 6a5n23

Há 1838 dias
LÍDER

Solo Network vence Prêmio Microsoft Partner of the Year Brazil 2020 s1a3m

Há 1769 dias
E-MAILS

Copel troca Lotus Notes por Office 365 4e4f3x

INFRA

Cobmais migra para nuvem Azure 3g352q

COMUNICAÇÃO

Grupo Pardini adota mensageria do Office 365 41e6f

BACKUP

Paulo Vendramini assume vendas da Veritas 2wa25

NUVEM

Claranet compra Corpflex 4d6gv

AUTO

Bridgestone monitora pneus com Microsoft 2w5j3k

INDÚSTRIA 4.0

Microsoft desafia estudantes do SESI e do SENAI 5n3h58