.jpg?w=730)
Japonesa é a maior fabricante de pneus do mundo. Foto: divulgação.
A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, utilizou a Microsoft Connected Vehicle Platform (MCVP) para desenvolver um sistema de monitoramento de danos aos seus produtos em tempo real.
Chamado de Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS), a ferramenta usa algoritmos para detectar eventos que afetam a superfície e a carcaça do pneu. Isso é realizado por meio da estrutura de nuvem da MCVP junto a dados existentes do sensor do hardware já instalado.
Desta forma, o motorista pode ser imediatamente notificado sobre algum perigo e agir para remediar a situação.
Entre os problemas possíveis, podem estar pressão inadequada, fadiga e desgaste irregular, além de danos causados por meio-fio, buracos ou itens na estrada.
Segundo a empresa, não há outro sistema de monitoramento equivalente disponível no mercado e opções alternativas exigiriam a instalação de hardware extra.
Além de entender quando o dano ocorreu, o sistema também identifica onde. Dessa forma, pode ser usado para alertar os órgãos responsáveis pela gestão das vias sobre a presença e localização de buracos e outros perigos.
Para a Bridgestone, futuros veículos autônomos também poderão se beneficiar à medida que o sistema a informações sobre riscos locais nas proximidades e armazena dados na nuvem.
Atualmente, o novo sistema está disponível para frotas e veículos equipados de fábrica com o MCVP.
A plataforma deve fornecer à Bridgestone uma infraestrutura digital para acelerar o fornecimento de soluções de mobilidade conectadas, permitindo o aos recursos de nuvem, IA e IoT do Microsoft Azure.
“O digital é uma parte tão grande do que fazemos hoje na Bridgestone. É essencial que trabalhemos com parceiros líderes do mercado que em as nossas necessidades hoje e no futuro”, afirma Laurent Dartoux, CEO e presidente da Bridgestone EMEA.
Para a Microsoft, o negócio com a Bridgestone ajuda a expandir o seu ecossistema de parceiros e deve permitir que os clientes da MCVP integrem as soluções desses parceiros em suas próprias ofertas.
“O sistema oferece uma contribuição notável para a segurança nas estradas e prova como a colaboração entre líderes da indústria pode desbloquear novas oportunidades de negócios pela frente”, ressalta Tara Prakriya, gerente geral de mobilidade do Azure e MCVP na Microsoft.
Fundada em 1931, a Bridgestone tem sede em Tóquio e está presente em mais de 150 países. A empresa é detentora das marcas Bridgestone, Firestone e Bandag.
No Brasil, a companhia possui duas fábricas de pneus, sendo uma em São Paulo e outra na Bahia, e duas fábricas de bandas de rodagem em São Paulo e Santa Catarina.