SAÚDE

Rede D'Or tem visitas virtuais com Teams 3w1846

Pacientes com Covid-19 estão participando do projeto piloto em hospital de São Paulo. q6o5o

29 de junho de 2020 - 14:05
Hospital São Luiz Unidade Jabaquara possui 110 pacientes com Covid-19. Foto: divulgação.

Hospital São Luiz Unidade Jabaquara possui 110 pacientes com Covid-19. Foto: divulgação.

O Hospital São Luiz Unidade Jabaquara, localizado em São Paulo e istrado pela Rede D'Or, está utilizando o Microsoft Teams para possibilitar o contato entre pacientes da UTI diagnosticados com Covid-19 e seus familiares.

Com o novo formato, que começou a ser implantado no dia 24 de abril, também estão sendo ados boletins médicos por videoconferência para os familiares responsáveis, substituindo o que anteriormente era feito por telefone.

"O contato telefônico possui certas limitações, pois, muitas vezes, não sabemos de fato quem pode estar do outro lado e, pior ainda, dependendo das informações, não podemos transmitir afeto e conforto para os familiares sem o clássico olho-no-olho", afirma Mauro Borghi, diretor geral do Hospital São Luiz Unidade Jabaquara.

Ao implementar o projeto, a unidade especializada em tratamento da Covid-19 dividiu os pacientes em três categorias e é com base nelas que determina o meio de contato com as famílias.

O primeiro grupo é formado por aqueles que estão sedados e, por conta disso, o meio de comunicação é o boletim virtual com familiares. 

Caso seja observada a necessidade, há também a visita virtual que proporciona o último contato da família com pacientes que podem evoluir para óbito.

Para aqueles que saem do quadro clínico grave e se encontram conscientes, o hospital disponibiliza um smartphone no leito e, considerando a possível dificuldade para manuseio do celular pessoal, realiza a visita virtual entre os pacientes, familiares e médicos.

Já com os doentes que têm condições de continuar a usar o celular particular durante a internação, o Teams é utilizado apenas para o boletim virtual entre médico e parentes.

As modalidades são previamente agendadas de acordo com a disponibilidade do médico, paciente e responsáveis e duram, aproximadamente, 10 minutos. 

Para possibilitar as interações, os familiares recebem um e-mail com o o a o de instalação do Microsoft Teams em dispositivos móveis ou desktop, assim como o link da reunião remota, que possibilita a participação de até quatro pessoas.

A unidade disponibiliza salas privativas para a realização das reuniões, além de uma equipe de capacitação que auxilia os familiares na utilização da ferramenta.

Segundo o hospital, o corpo clínico já notou a diminuição da ansiedade dos parentes e amigos que aguardam notícias dos doentes, bem como a nítida disposição dos pacientes para continuar o tratamento após verem os seus por meio da tecnologia.

Atualmente, Hospital São Luiz Unidade Jabaquara possui 110 pacientes com Covid-19, sendo 58 na UTI. Desses, 35% já usam o Teams.

Agora, a Rede D’Or São Luiz também planeja expandir o projeto piloto para todas as suas unidades. O grupo conta com 49 hospitais, sendo 48 próprios e um hospital sob gestão. 

Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz tem presença no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. 

O grupo soma 7,5 mil leitos operacionais e tem planos de chegar a 11 mil leitos até 2022. Além disso, conta com 51,8 mil colaboradores e 87 mil médicos credenciados.

Leia mais 59b1u

MIGRAÇÃO

Digisystem troca nuvem da AWS por IBM 6i153l

Há 1795 dias
GESTÃO

Biosaúde implanta ERP da Cigam 4h3z6i

Há 1798 dias
EDUCAÇÃO

PUCRS tem aplicativo com UOL EdTech 2b692x

Há 1798 dias
SAÚDE

BP: conteúdo sobre Covid-19 com Salesforce 2d6355

FUTURO

TOTVS tem maratona de lives sobre retomada 2y6x6u

COVID-19

Hospitais paulistanos têm gestão com Tasy 6c2we

STARTUP

Pipo Saúde capta R$ 20 milhões 1m584c

CHATBOT

MAG: seguro para motoristas de aplicativo com O2OBOTS y5n26

FUTURO

ABII terá série de lives sobre indústria 4.0 41422q

COVID-19

PUCRS lança ferramenta de autodiagnóstico 556n1c