E-MAILS

Copel troca Lotus Notes por Office 365 4e4f3x

Depois de 20 anos de uso, Lotus Notes sai de cena na estatal paranaense de energia. 5lc5v

01 de junho de 2020 - 07:36
Sede da Copel em Curitiba. Foto: DIvulgação.

Sede da Copel em Curitiba. Foto: DIvulgação.

A Copel, estatal paranaense de energia, trocou o Lotus Notes pelo Office 365 para cerca de 10 mil funcionários, em um projeto executado pela Solo Network, companhia sediada em Curitiba que é uma das maiores parceiras da Microsoft no país.

A migração foi feita em 90 dias, incluindo a migração de todos os dados e diversos treinamentos. A Copel usava Lotus Notes há 20 anos.

Em nota, a Solo não chega a mencionar que a Copel usava Lotus Notes, mas isso é fácil de averiguar porque a companhia ainda tem conteúdo na internet na plataforma, em seu momento líder no segmento corporativo.

“A empresa usava uma ferramenta que exigia uma grande necessidade de personalização, e tinha muitos problemas no gerenciamento das centenas de aplicativos que frequentemente precisavam ser desenvolvidos”, afirma a Solo no texto.

Juntamente com o departamento de marketing da Copel, foram realizadas várias ações de divulgação do novo serviço de comunicação, como eventos promocionais com distribuição de brindes, webinars regulares, envio de e-mails, e produção de 40 vídeos com dicas das novas ferramentas.

"O projeto foi entregue em tempo recorde, sem impacto para os usuários e a equipe técnica, e tornou possível o trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19”, afirma Marcos H. M. Camillo, superintendente de Tecnologia da Informação da Copel.

De acordo com Camillo, o uso de tecnologias da Microsoft deve ser ampliado na Copel, incluindo projetos com Power BI e Power Apps.

Desde 2002 no mercado brasileiro e com mais de 5 mil clientes ativos, a Solo Network tem operações em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Salvador.

Além da Microsoft, a empresa trabalha com outras grandes marcas de software e hardware, como Microsoft, Adobe, Autodesk, Huawei e Kaspersky.

QUE FIM LEVOU O LOTUS NOTES?

Na década de 90, quando a IBM comprou a Lotus Software, dona do Notes, por US$ 3,5 bilhões, um dos maiores negócios do setor de tecnologia na década, o produto era um dos mais quentes do mercado.

A aquisição levou a IBM a ter uma presença maior em desktops no que era o momento auge da era cliente - servidor.

A tecnologia seguiu em uso na primeira década do novo milênio, mas foi caindo no ostracismo a entrada de novos concorrentes no mercado, como, no caso da Microsoft, o Exchange, e agora o Office 365.

Nos dias de hoje, no entanto, o Notes é tido por muitos como software legado.

A IBM corroborou essa impressão ao decidir rear para a HCL em 2017 o desenvolvimento da linha de produtos de e-mail e colaboração da Big Blue, composta pelos softwares Notes, Domino, Sametime e Verse.

Leia mais 59b1u

POSICIONAMENTO

Vivo vira broker de nuvem 6q5u5i

Há 1823 dias
EDUCAÇÃO

Etecs e Fatecs retomam aulas com Teams 4l4y

Há 1850 dias
COMUNICAÇÃO

SPDM implementa Office 365 4w671m

Há 1881 dias
COMUNICAÇÃO

Unimed BH implementa Office 365 r2513

COMUNICAÇÃO

Grupo Pardini adota mensageria do Office 365 41e6f

VAREJO

DMA migra 1,4 mil contas para Office 365 423r2j

CARREIRA

Matos é sócio e diretor técnico da Cloud2Go 2f29q

NUVEM

Rodobens migra 90% de seu data center para Azure 2z353h

PRODUTIVIDADE

Citrosuco adota Microsoft Office 365 425l1d

MEIA VOLTA VOLVER

Microsoft desiste de liberar licenciamento 31e41