MARKETING

Savar: IA para gerir leads 1zs20

A empresa desenvolveu um robô para monitorar o interesse dos clientes e encaminhar contatos aos vendedores.  s563e

28 de novembro de 2017 - 16:50
O Grupo Savar atua com as marcas Mercedes Benz, Toyota, Jeep e Peugeot. Foto: Pexels.

O Grupo Savar atua com as marcas Mercedes Benz, Toyota, Jeep e Peugeot. Foto: Pexels.

O Grupo Savar, responsável por concessionárias gaúchas das marcas Mercedes Benz, Toyota, Jeep e Peugeot, utilizou recursos de big data, analytics e inteligência artificial para um projeto de marketing de performance.

A empresa desenvolveu uma nova ferramenta com o objetivo de gerir leads e acelerar o contato de vendedores e clientes.

Com isso, o Grupo hoje conta com um robô, batizado de Mark, para monitorar o interesse dos clientes e encaminhar contatos aos vendedores. Além disso, a ferramenta acompanha o desempenho do time de vendas após a entrega de informações sobre o potencial comprador.

O sistema foi desenvolvido internamente no modelo open-source. A equipe de TI da Savar é composta por dez pessoas, três delas focadas em desenvolvimento.

“O projeto foi iniciado a partir de uma demanda do departamento de marketing, pois a equipe não tinha um controle em relação aos leads ou informações aprofundadas em relação a eles, como de qual canal vinham (entre site, Facebook e e-mail marketing)”, relata Roberto Fonseca, gerente de TI do Grupo Savar.

A partir de um estudo da situação, o time de TI também percebeu outras etapas no processo de venda que poderiam ser aprimoradas.

“A área de marketing fazia a captação dos leads e reava manualmente para o time de vendas, o que podia levar dois dias. Hoje a captura e o envio das informações para o CRM dos vendedores é feita de forma automatizada”, detalha Fonseca.

O Mark também permite que os profissionais de marketing e os gestores da Savar acompanhem em um dashboard único todas as informações do leads, além do desempenho dos vendedores.

“A solução aponta quantos leads são convertidos em vendas, qual marca gera maior retorno nos contatos, quais vendedores tem ação mais rápida ao receber informações sobre o interesse de clientes, entre outros dados”, conta o gerente de TI.

Para 2018, o plano da Savar é que o Mark também atue como um chatbot no Messenger, do Facebook, para oferecer um contato instantâneo com os clientes.

Leia mais 59b1u

IBM

Sompo usa Watson para apólices 72u3e

Há 2739 dias
MENSAGENS

Brasil tem cerca de 8 mil bots 91c3x

Há 2740 dias
SAÚDE

Plusoft: chatbot para Unimed Fesp 3l1e40

Há 2781 dias
CENTER

Genesys: atendimento para Porto Seguro 3b2a

MESSENGER

Nutrella tem chatbot de receitas vo57

MESSENGER

Rock in Rio lança chatbot com Take 41g3c

FIDELIDADE

Livelo: Dynatrace com Stefanini w195z