.jpg?w=730)
Marca carioca é especializada em moda masculina. Foto: divulgação.
A Reserva, marca de roupas voltada para o público masculino, adotou a Suiteshare, ferramenta porto alegrense de vendas por WhatsApp, para colocar seus 500 vendedores em contato com os clientes.
Com muitas lojas fechadas por conta da pandemia, a marca tem realizado 35% das vendas através do aplicativo de mensagens.
Na ferramenta, disponível das 10h às 21h no site da empresa, o usuário seleciona o estado, a cidade e recebe a lista de lojas daquela localidade. Ao escolher a unidade com a qual quer começar a conversa, o cliente é direcionado para o WhatsApp.
“A ferramenta criou uma espécie de ramal telefônico do WhatsApp, dando ao cliente a opção de conversar por loja ou regional, quando precisar de ajuda para escolher suas roupas ou presentes”, explica Rony Meisler, CEO da Reserva.
Segundo a Suiteshare, as grandes empresas têm estruturado canais de vendas no WhatsApp desde agosto de 2019. Agora a companhia está se especializando no segmento de varejo, principalmente com empresas que possuem franquias.
"Agora é a hora de permitir que o vendedor fique mais próximo do cliente, mesmo à distância. Ou seja, pessoas gostam de falar com pessoas e a melhor experiência é uma negociação direta no WhatsApp livre de chatbots, robôs ou automatizações que afastam o comprador", acredita Marcelo Wagner, cofundador e diretor de marketing na Suiteshare.
O WhatsApp está presente em 97% dos smartphones brasileiros e, de acordo com a pesquisa da consultoria Kantar, o uso da plataforma cresceu 50% durante a crise da Covid-19 e o Brasil foi o país onde ela registrou maior crescimento.
Outro estudo, desenvolvido pela consultoria global Ernst & Young em parceria com a Veja, apontou que o novo normal no consumo será visitar menos as lojas físicas, gastar menos com produtos não essenciais e encomendar mais itens via lojas on-line.
A Suiteshare foi fundada em 2017 e, somente durante a pandemia, R$ 60 milhões em negócios já aram pela ferramenta. Até o final de ano, a empresa projeta atingir o número de R$ 200 milhões.
Entre os seus clientes, estão marcas como Via Varejo, Magazine Luiza, B2W, Hering, VANS, Lupo, Lacoste, Natura, Pernambucanas, Aramis, Mary Kay, Óticas Carol, Chocolates Brasil Cacau, Santa Lolla e Bauducco.
Fundada em 2006 no Rio de Janeiro, a Reserva conta com 70 lojas próprias e 22 franquias, além de estar presente em 1,4 mil multimarcas.