TRABALHO

Oracle tem acordo coletivo em SP 661b

É a primeira vez que a gigante se acerta diretamente com o sindicato. r2w4

08 de novembro de 2021 - 05:59
Negociação direta na Oracle. Foto: Divulgação.

Negociação direta na Oracle. Foto: Divulgação.

A Oracle fechou um acordo coletivo de trabalho com o Sindpd em São Paulo, a primeira vez que a multinacional negocia diretamente com o sindicato de profissionais de TI sobre condições salariais.

Uma assembleia virtual com cerca de 1 mil funcionários da companhia aprovou um reajuste de 4.48% sobre o salário de janeiro de 2019 e outro de 5,45% sobre o de janeiro de 2020, além de um uma cláusula especial que prevê o ree de 8% do valor referente ao recolhimento mensal do FGTS nesse período. 

Funcionários que tiveram aumentos salariais individuais durante 2020 e 2021 terão os valores dos respectivos aumentos somados aos salários ajustados com as percentagens acima.

“Fazendo esse acordo junto de uma empresa parceira como a Oracle, nós estamos quebrando um paradigma para ambos os lados”, festejou Antonio Neto, presidente do Sindpd.

Neto destaca que muitos sindicatos tem fechado acordos com reajustes abaixo do índice da inflação, o que não é o caso dos índices acertados com a Oracle.

O acordo substitui a convenção coletiva, cuja negociação é feita entre o sindicato dos funcionários e o sindicato patronal, valendo para todas as empresas e funcionários afetados.

No caso de São Paulo, essa negociação entre sindicatos (a contraparte do Sindpd é o Seprosp) ficou num ime nos últimos anos e está em litígio no Tribunal Regional do Trabalho.

Até agora, a Oracle só negociava diretamente com o sindicato os valores dos programas de participação nos resultados, o que pode ser feito sem a necessidade de um acordo coletivo.

Com a sua decisão, a Oracle resolve o seu problema interno de reajuste salarial, mas enfraquece a posição de barganha das empresas de TI como um todo nessa negociação e nas futuras.

Leia mais 59b1u

VAGA

Brasscom ganha corrida pelo CNPD 1b3b66

Há 1381 dias
ENTIDADES

Márcio Girão assume ConTIC 6k215b

Há 1350 dias
UNIÃO

Regionais da Assespro fazem aproximação 68665d

Há 1419 dias
NOVO NORMAL

Procergs estreia greve em home office 235k1y

OPS!

Sonda terá que pagar PLR para 1791 funcionários 35ls

MULTIDÃO

Brasscom quer formar devs web em massa 4t5n2d