ENTIDADES

Márcio Girão assume ConTIC 6k215b

Novo presidente da confederação é conhecido na política setorial de TI. 562x51

14 de setembro de 2021 - 08:46
Vem aí um novo Sistema S? Foto: Embrapa.

Vem aí um novo Sistema S? Foto: Embrapa.

Márcio Ellery Girão Barroso é o novo presidente da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), entidade do setor de tecnologia fundada em outubro de 2017 com grandes ambições.

A Contic une a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) e da Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra).

Pelo que parece, as federações vão fazendo uma rotação no comando, em mandatos de um ano. Girão, que foi presidente da Fenainfo entre 2010 e 2016, assume no lugar de Vivien Mello Suruagy, que já havia presidido a Febratel.

“A ConTIC tem um grande capital intelectual capaz de contribuir para o desenvolvimento do país. Não existe país que não tenha nas TICs como principal insumo de apoio ao desenvolvimento”, afirma Girão.

O engenheiro, uma cara conhecida na política setorial de TI, começou a carreira nos anos 70, na Promon Engenharia, ando nos anos 80 pelo cargo de CIO na BP Mineração.

No final dos anos 90, o Girão assumiu o cargo de diretor executivo na Riosoft, o agente da Softex no Rio de Janeiro, assumindo já em 2003 o comando da própria Softex.

Girão ou ainda por cargos de diretoria na Finep, a financiadora de projetos de inovação do governo federal, entre 2016 e 2019.

A prioridade de Girão, assim como dos seus antecessores, é o avanço do projeto de lei 10.762/2018, que cria o Serviço Social e Serviço de Aprendizagem da Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).

Modelado no que é o Senac para a indústria, o Setic seria parte de um novo “sistema S”, ligado ao Contic, que, pelas regras de financiamento do sistema sindical patronal, poderia receber recursos de até R$ 1 bilhão do governo.

Caso o imposto sindical retorne, o que não pode ser descartado, a Contic também seria destino de uma parcela do imposto sindical recolhido na ponta por sindicatos patronais nos estados.

Leia mais 59b1u

VAGA

Brasscom ganha corrida pelo CNPD 1b3b66

Há 1382 dias
SINDICATOS

Serrano assume Contic 411s3g

Há 2495 dias
DADOS

Igrejas fora da LGPD? 3x4ph

Há 1360 dias
REGRAS

ANPD facilita LGPD para pequenos 241b3j

CONTINUIDADE

Lideranças reeleitas na Softex 6f301x

UNIÃO

Regionais da Assespro fazem aproximação 68665d