
Pietro Colloca, especialista de aplicações da Intel para a América Latina. Foto: LinkedIn
A Intel, gigante de tecnologia do Vale do Silício, ou a integrar o Onovolab, hub independente de inovação do Instituto Credicitrus, da cooperativa de crédito Sicoob, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Segundo a empresa, o espaço será usado para proporcionar aos empreendedores e desenvolvedores brasileiros uma oportunidade de se envolver com as tecnologias de última geração da marca baseadas em inteligência artificial.
A companhia promete fazer isso por meio de treinamentos para capacitação no Intel Developer Cloud, serviço que oferece o a soluções de IA em nuvem.
“A Intel oferece uma plataforma de nuvem para todo o ecossistema, permitindo testar sua plataforma de software e hardware para tecnologias de IoT, data center e inteligência artificial”, explica Pietro Colloca, especialista de aplicações da Intel para a América Latina.
Segundo Walmir Fernandes Segatto, vice-presidente do Instituto Credicitrus, a novidade deve gerar oportunidades competitivas para os negócios dos cooperados da Sicoob e os residentes do Onovolab.
“O Instituto Credicitrus e a Intel são apaixonados pela inovação e queremos transmitir essa paixão para a nossa comunidade de empreendedores. Juntos, vamos estimular o uso de tecnologias para tornar rentáveis os projetos de nossos cooperados e residentes”, afirma Segatto.
Em atuação desde 1996, a Sicoob conta com mais de 7,3 milhões de cooperados e com mais de 4,5 mil pontos de atendimento em 2.350 municípios espalhados por todos os estados brasileiros. Ao todo, são 339 cooperativas singulares.
O Onovolab foi fundado em 2018 na cidade de São Carlos, em São Paulo, também está presente nas cidades de Ribeirão Preto e Indaiatuba. Ainda em 2023, deve inaugurar mais uma unidade em Araraquara.
Ao longo dos últimos cinco anos, o hub realizou centenas de eventos, recebeu visitantes de mais de 20 países e atraiu mais de 70 empresas e startups.
Criada em 1968, a Intel é uma multinacional de tecnologia sediada em Santa Clara, Califórnia. No ano ado, a empresa registrou sua primeira queda em receita em anos, com total de US$ 63,05 bilhões.