JUDICIÁRIO

STF seleciona 37 empresas para IA 296o2g

Habilitadas deverão criar protótipos para resumir processos judiciais. m412v

17 de novembro de 2023 - 12:20
As apresentações das soluções acontecerão em 18 de dezembro, na sede do STF, em Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As apresentações das soluções acontecerão em 18 de dezembro, na sede do STF, em Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) habilitou 37 empresas que fornecem soluções de inteligência artificial a partir de um edital de chamamento público para criar protótipos que resumam processos judiciais.

Conforme o Convergência Digital, as empresas tiveram que comprovar experiência prévia no desenvolvimento de projetos envolvendo técnicas de inteligência artificial generativa.

Os protótipos a serem desenvolvidos deverão utilizar recursos de IA para gerar resumos para as classes processuais de Recurso Extraordinário (RE) e Agravo em Recurso Extraordinário (ARE). 

Para isso, o STF irá fornecer peças processuais públicas e um conjunto de informações necessárias para elaboração do que o resumo deverá conter.

A primeira reunião entre as empresas será realizada nesta sexta-feira, 17, por videoconferência, na qual será apresentado o Plano de Trabalho.

Já as apresentações das soluções acontecerão em 18 de dezembro, na sede do STF, em Brasília.

Entre as selecionadas, estão as paulistas BlueShift Brasil; Com.Uol Tecnologia; Complemento Consultoria e Tecnologia; Dataside Soluções em Dados; Enablers Ltda; Inspira Tecnologia da Informação; Juristec Sistemas Jurídicos Integrados; Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática; Neuralmind Inteligência Artificial S.A.; e Taquiore Tecnologia Conectando Pessoas.

Na região Sul, foram selecionadas a gaúcha Aigus Tecnologia e Serviços de IA e as catarinenses Cria.AI Inteligência Jurídica, Horus Solulções em TI, Maat Sistemas Cognitivos e Preddita Telecom.

Do Rio de Janeiro, estão presentes Delphos Desenvolvimento; Druid Internet Systems Comércio e Serviços; Elogroup Consulting Ltda; Universidade Federal do Rio de Janeiro/Fundação Coppetec; e Sem Processo.

As demais selecionadas são do Ceará, com a Fundação Edson Queiroz e a Lanlink Soluções e Comercialização em Informática; de Goiás, com a Data Lawyer Inisghts Tecnologia; da Bahia, com a ​​Goshme Soluções para a Internet Ltda; da Paraíba, com o Laboratório Brain da Universidade Federal de Campina Grande; e do Distrito Federal, com KPI Hunters Marketing e Tecnologia e Lexana Inteligência Jurídica Ltda.

Empresas internacionais, mas com atuação no Brasil, também foram selecionadas. É o caso da Ernst & Young Assessoria Empresarial; Microsoft; H2O.AI; IBM Brasil; Instant Solutions Tecnologia e Informática; Palantir e Xertica. 

As empresas Advoga IA; Datafold Arca Tecnologia; Inforeis Tecnologia e Legall Serviços Online também fazem parte da seleção.

Leia mais 59b1u

SEGURANÇA

Senhas do CNJ eram muito fracas 204p1o

Há 649 dias
ALÍQUOTAS

Receita tributa software 85k5g

Há 708 dias
PREJUÍZO

TRT RJ retoma sistemas após 10 dias 4w6h4y

Há 919 dias
JUDICIÁRIO

STF tem nova CIO w231k

JUDICIÁRIO

TJDFT está fora do ar 1r1y1b

CRIPTOGRAFIA

Escola do MPU sofre ataque cibernético 39682k