
As apresentações das soluções acontecerão em 18 de dezembro, na sede do STF, em Brasília. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) habilitou 37 empresas que fornecem soluções de inteligência artificial a partir de um edital de chamamento público para criar protótipos que resumam processos judiciais.
Conforme o Convergência Digital, as empresas tiveram que comprovar experiência prévia no desenvolvimento de projetos envolvendo técnicas de inteligência artificial generativa.
Os protótipos a serem desenvolvidos deverão utilizar recursos de IA para gerar resumos para as classes processuais de Recurso Extraordinário (RE) e Agravo em Recurso Extraordinário (ARE).
Para isso, o STF irá fornecer peças processuais públicas e um conjunto de informações necessárias para elaboração do que o resumo deverá conter.
A primeira reunião entre as empresas será realizada nesta sexta-feira, 17, por videoconferência, na qual será apresentado o Plano de Trabalho.
Já as apresentações das soluções acontecerão em 18 de dezembro, na sede do STF, em Brasília.
Entre as selecionadas, estão as paulistas BlueShift Brasil; Com.Uol Tecnologia; Complemento Consultoria e Tecnologia; Dataside Soluções em Dados; Enablers Ltda; Inspira Tecnologia da Informação; Juristec Sistemas Jurídicos Integrados; Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática; Neuralmind Inteligência Artificial S.A.; e Taquiore Tecnologia Conectando Pessoas.
Na região Sul, foram selecionadas a gaúcha Aigus Tecnologia e Serviços de IA e as catarinenses Cria.AI Inteligência Jurídica, Horus Solulções em TI, Maat Sistemas Cognitivos e Preddita Telecom.
Do Rio de Janeiro, estão presentes Delphos Desenvolvimento; Druid Internet Systems Comércio e Serviços; Elogroup Consulting Ltda; Universidade Federal do Rio de Janeiro/Fundação Coppetec; e Sem Processo.
As demais selecionadas são do Ceará, com a Fundação Edson Queiroz e a Lanlink Soluções e Comercialização em Informática; de Goiás, com a Data Lawyer Inisghts Tecnologia; da Bahia, com a Goshme Soluções para a Internet Ltda; da Paraíba, com o Laboratório Brain da Universidade Federal de Campina Grande; e do Distrito Federal, com KPI Hunters Marketing e Tecnologia e Lexana Inteligência Jurídica Ltda.
Empresas internacionais, mas com atuação no Brasil, também foram selecionadas. É o caso da Ernst & Young Assessoria Empresarial; Microsoft; H2O.AI; IBM Brasil; Instant Solutions Tecnologia e Informática; Palantir e Xertica.
As empresas Advoga IA; Datafold Arca Tecnologia; Inforeis Tecnologia e Legall Serviços Online também fazem parte da seleção.