
Fernando Zolko.
Fernando Zolko, ex-executivo de vendas da Cisco para contas enterprise, acaba de assumir como diretor de parcerias da Claroty para América Latina.
Zolko ou 18 anos na Cisco, onde começou como engenheiro de sistemas em 2003, na área de utilities, ando depois para gerente de contas estratégicas na área de Óleo e Gás.
A Claroty é uma empresa israelense fundada em 2015 com especialização na área de segurança para a área de tecnologia operacional, Internet das Coisas e Internet Industrial.
A empresa é um player em alta nesse nicho, tendo captado até 2018 US$ 93 milhões em investimentos, incluindo aí dinheiro de fundos de grandes players do setor de automação industrial como Rockwell Automation, Siemens e Schneider Electric.
Na América Latina, a Claroty afirma já ter 1 mil plantas protegidas, mas não abre os nomes dos clientes, o que é comum nessa área.
O momento é promissor para empresas de segurança, com grandes ataques hackers acontecendo quase em ritmo semanal no Brasil.
Dentro disso, a Claroty está em um nicho de mercado promissor.
O equipamento usado em operações industriais tem um ciclo de vida muito mais longo que o de TI, o que significa que existem operações por aí usando máquinas controladas por sistemas desenvolvidos antes da existência da Internet.
Com a alta da tendência da digitalização das operações, a chamada indústria 4.0, esse tipo de equipamento está sendo conectado por meio de sensores, gerando uma vulnerabilidade que hackers podem explorar.
As empresas desse nicho parecem estar de olho no Brasil, reforçando equipes com executivos experientes como Zolko.
Na semana ada, a Nozomi Networks, outra empresa do setor, contratou de Nycholas Szucko, ex-diretor de vendas de cibersegurança da Microsoft, para assumir o cargo de diretor de vendas regionais para o Sul da América Latina.