CRIPTOGRAFIA

Ministério da Defesa: segurança com Kryptus 5x4o5k

Empresa vai atuar no projeto da nova Rede Operacional de Defesa do Brasil. 586jo

06 de abril de 2021 - 11:44
Foto: Sgt. Johnson/Agência Força Aérea.

Foto: Sgt. Johnson/Agência Força Aérea.

O Ministério da Defesa contratou a Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, para o projeto da nova Rede Operacional de Defesa (ROD) do Brasil.

A empresa venceu o processo licitatório para fornecer tecnologias de segurança criptográfica e ser responsável pela readequação dos ativos de TIC e expansão física e lógica, bem como pelo monitoramento e e técnico operacional da rede.

A maior parte do fornecimento deverá ser realizada ainda no ano de 2021.

Considerada a espinha dorsal do Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC2), a ROD tem como propósito prover serviços de voz, dados e apoio à decisão aos diversos níveis da estrutura militar de defesa. 

A nova ROD é uma reestruturação e modernização da infraestrutura atual, mantida sob a Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA/MD). 

“Com a mudança dos paradigmas de mobilização e combate para a ‘Guerra Centrada em Redes’ e no médio prazo para a ‘Guerra em Mosaico’, é importante que os elementos de comando e controle sejam cada vez mais soberanos e interoperáveis”, explica Roberto Gallo, fundador e diretor geral da Kryptus.

O processo de aquisição foi o primeiro realizado pelo Ministério da Defesa com o instrumento de Termo de Licitação Especial (TLE), que estabelece que o fornecimento de soluções para a proteção de informações deve ser feito por companhias classificadas pelo ministério como Empresas Estratégicas de Defesa (EED).

Além disso, as tecnologias utilizadas precisam ter sido desenvolvidas no país.

Recentemente, a Kryptus obteve renovação da certificação de EED, selo criado em 2013 e possuído por um grupo limitado de empresas na área de tecnologia.

Há pouco, a companhia também assinou um contrato com o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), instituição de ciência, tecnologia e inovação subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), para o fornecimento da solução de tokens criptográficos para a Marinha do Brasil.

A solução escolhida foi o modelo KeyGuardian, com o qual a Marinha poderá operar recursos criptográficos com algoritmo de Estado desenvolvido pelo CASNAV em tarefas ou missões que exijam proteção de dados ou informações sigilosas. 

“O KeyGuardian é muito mais do que um token. É uma plataforma criptográfica multimissão que, acompanhada dos demais elementos da suite ‘BruitBlanc’, é capaz de entregar dados e comunicações seguras em múltiplos cenários, para todos os graus de sigilo”, explica Gallo.

Segundo a Kryptus, o KeyGuardian foi desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos e é a única solução no país capaz de proteger dados e comunicações IP em todos os graus de sigilo previstos na legislação, até o nível ultra secreto.

No Brasil, a Kryptus é fornecedora de soluções criptográficas para as três Forças e Ministério da Defesa, além de outros entes e órgãos críticos, como Abin, MRE, ITI e TSE. Atua também em programas estratégicos como SISFRON, AC-Defesa, LinkBR2 e RDS-Defesa.

A empresa ainda é responsável por soluções de nível governamental para instituições como a Marinha do Peru e o Exército da Colômbia, além de ter entre seus clientes empresas como BSH, uma subsidiária da Bosch, Claro Brasil, Certisign, Iron Mountain, iFood e Embraer.

Fundada em 2003, a Kryptus tem sede em Campinas, São Paulo, escritórios na capital do estado e em Brasília, além de subsidiária em Yverdon-les Bains, Suíça. Em 2020, a empresa recebeu um aporte de R$ 20 milhões do fundo Aeroespacial, que tem entre seus principais cotistas a Embraer.

Leia mais 59b1u

AMÉRICA LATINA

Kryptus tem novo head de canais e parceiros m3t18

Há 1698 dias
CERTIFICAÇÃO

Kryptus conquista ISO 27001 6m6b5q

Há 1725 dias
SEGURANÇA

Kryptus levanta R$ 20 milhões do Fundo Aeroespacial 185517

Há 1786 dias
SEGURANÇA

Honda e Natura reportam ataques cibernéticos 83m2x

EXCLUSIVO

Payface conquista PCI DSS 6341i

ENDPOINT

ESET lança novas soluções avançadas para empresas 4i1o5h

PILOTO

Uber lança gravação de vídeo em Aracaju 4bq2p

CIBERSEGURANÇA

Retrospectiva de Ameaças 2020 – Como Priorizar 2021? 1s1h4i

DADOS

Celepar adota storage da Hitachi h3j1u

ATAQUE

Estrago dos hackers no STJ foi grande 85722