VAZAMENTO

Dados da Dataprev vazaram? 695xl

Banco de dados obtidos pelo cibercriminoso contém tabela com 270 milhões de registros. 726hg

03 de fevereiro de 2021 - 11:52
A Dataprev é responsável por processar o pagamento de cerca de 35 milhões de benefícios. Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil.

A Dataprev é responsável por processar o pagamento de cerca de 35 milhões de benefícios. Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil.

Uma tabela de dados com 270 milhões de registros de brasileiros está sendo oferecida para venda em um fórum da dark web.

De acordo com o site CISO Advisor, referência no assunto, o anúncio em inglês foi publicado na madrugada desta terça-feira, 2, e a lista provavelmente contém nome, F, e-mail, endereço e outros dados pessoais, constando nos 57 bancos de dados vazados a  Dataprev, empresa de tecnologia da informação da Previdência Social.

A Dataprev, por sua parte, rebate afirmando que “não há registros de incidentes de segurança e nem indícios de vazamento” dos seus bancos de dados.

De acordo com a estatal, os logs de segurança da empresa e do tráfego de informação não apresentam anomalias, inclusive, no período indicado de vazamento pelo CISO Advisor, em julho de 2020. 

A empresa afirma ainda que os quantitativos de dados e bases relatados pelo portal Ciso Advisor não coincidem com as informações hospedadas pela Dataprev.

De acordo com a Dataprev, os dados ofertados pelo Fórum Dark Web não apresentam nenhum exemplo dos dados obtidos como forma de comprovação e veracidade da ocorrência.

Segundo o hacker informa no anúncio, os dados estão sendo organizados para, depois, serem vendidos. Nesse tipo de ataque, no entanto, o comum seria ele monetizar uma parte do banco de dados e depois vazá-lo na internet.

Com sede em Brasília, a Dataprev é responsável, entre outros serviços, por processar o pagamento mensal de cerca de 35 milhões de benefícios previdenciários, inclusive o Auxílio Emergencial distribuído na pandemia.

A empresa responde também pelo Auxílio-Doença, benefício pago temporariamente ao segurado incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente, e pelo aplicativo que faz a liberação de seguro-desemprego. 

Além disso, a Dataprev processa as informações previdenciárias da Receita Federal do Brasil e responde pelas funcionalidades dos programas que rodam nas estações de trabalho da rede, incluindo as Agências da Previdência Social e os postos do Sistema Nacional do Emprego (Sine).

 

Leia mais 59b1u

MISTÉRIO

ANPD investiga vazamento dos Fs 2601s

Há 1576 dias
QUEBRA-CABEÇA

De onde saíram os Fs? 5j1s6p

Há 1577 dias
DADOS

Grupo RCI: LGPD com Privacy Tools 2cx22

Há 1583 dias
INFORMAÇÃO

A LGPD e o valor precioso dos dados 3t3a5n

DARK WEB

Psafe: todos os Fs do Brasil vazaram 5k464f

SEGURANÇA

Oito os para os CISOs se alinharem ao negócio 6pq3w

ADEUS

Relembre 2020, se você é corajoso o bastante 405d1l

TEMPERATURA

Problema em data center da Ascenty afeta clientes da IBM 6v595b

SEM RESGATE

Hackers vazam dados da Embraer na dark web 4i263t

FALHA

Nova exposição de dados no Ministério da Saúde g306e