ATENDIMENTO

Vivo cria assistente de call center com Microsoft 6w5x6n

Ao todo, 11 mil colaboradores já usam a ferramenta baseada em IA generativa. 3v704g

21 de junho de 2024 - 13:02
Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Vivo, uma das maiores operadoras do Brasil, adotou a solução da Microsoft para criar um assistente virtual para seus atendentes de call center baseado em inteligência artificial generativa.

A implementação do projeto foi realizada pela Telefónica Tech, provedora global de serviços de Cloud, IoT e Big Data do grupo Telefônica.

Batizada de I.Ajuda, a tecnologia foi criada para atuar como uma ferramenta voltada para o aumento da qualidade e agilidade do serviço prestado aos consumidores e já é usada por 11 mil colaboradores.

O alicerce do projeto é o Azure OpenAI Service, que usa modelos predefinidos e coletados da OpenAI, criadora do ChatGPT.

Segundo a empresa, a solução da Microsoft inclui camadas de proteção, segurança e conformidade da nuvem, fazendo com que todas as informações sejam processadas e armazenadas dentro do ambiente fechado da Vivo.

Na prática, os agentes do call center contam agora com uma ferramenta de chat para fazer perguntas e consultas sobre os questionamentos do cliente. 

O chat é abastecido com conteúdo de mais de 30 sistemas e 2 mil processos que anteriormente eram a base de informações usada pelo atendente durante as interações com o consumidor.

Por meio dele, a IA atua como copiloto do agente, gerando respostas ágeis e eliminando etapas repetitivas do processo de obtenção de informações. Desta forma, a partir de uma só tela o agente tem o a todas as informações necessárias em, no máximo, 10 segundos. 

Desde a adoção, a operação já está usando a IA generativa com uma recorrência de 87% nos atendimentos ao cliente. Com o uso da tecnologia, o tempo médio de atendimento diminuiu 9% no caso de clientes pessoa física e 4% no de empresas. 

Entre outros resultados, também estão o crescimento do nível de chamadas resolvidas no primeiro contato com o call center e o aumento da nota de avaliação do atendimento.

“Começamos o I.Ajuda em meados do ano ado. Essa agilidade e pioneirismo foram possíveis graças à longa trajetória da Vivo no mundo de dados e IA, tecnologias que já aplicamos internamente há alguns anos para melhorar a experiência do cliente e gerar ganhos de eficiência”, destaca Ricardo Hobbs, vice-presidente de estratégia, novos negócios e inteligência artificial da Vivo.

No ano ado, a empresa integrou o Microsoft Azure OpenAI Service às suas operações para desenvolver e implementar casos de uso da tecnologia em diversas áreas, além de estabelecer um laboratório de inteligência artificial para fomentar o tema internamente.

Para o futuro, a Vivo espera que a ferramenta possa sugerir ao atendente ofertas que possivelmente seriam de interesse do cliente, como a aquisição de um novo serviço e upgrade de plano ou serviço. 

Outra possibilidade será transcrever as conversas entre o agente e o cliente para análise e identificação de falhas ou possíveis pontos de melhoria no processo.

Marca comercial da Telefônica Brasil, a Vivo atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional.

Com faturamento de R$ 44 bilhões, a empresa tem 98 milhões de os na rede móvel e é líder em telecomunicações no país. A marca está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,4 mil com 4G e 2,9 mil municípios com 4,5G. Já sua cobertura 5G já chega a todas as capitais brasileiras.

Leia mais 59b1u

FUTURO

Inteligência Artificial exige APIs seguras 485c2k

Há 451 dias
IA

IBM e Meta criam aliança de inteligência artificial e5424

Há 534 dias
FUTURO

Aplicativos nativos da nuvem ganham novo impulso com avanço da inteligência artificial 6j1d2t

Há 540 dias
DADOS

IBM tem novo diretor de inteligência artificial 486s4m

VIAGEM

Latam monitora filas com inteligência artificial 645x7

PIONEIRA

Tachyonix cria aplicativo do zero utilizando Inteligência Artificial! c572u

IMPORTÂNCIA

Vaza e-mail da Amazon sobre inteligência artificial a216i