.jpg?w=730)
Objetivo é gerenciar os canais de atendimento de modo a reduzir o tempo de espera em filas. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
A Latam, uma das principais companhias aéreas atuantes no Brasil, vai utilizar inteligência artificial no aeroporto de Guarulhos para monitorar as filas de check-in.
Conforme o Mobile Time, o projeto está sendo desenvolvido pelo Latam Labs, núcleo de open innovation da empresa em parceria com a Proc Group, especialista em infraestrutura de tecnologia da informação.
Na prática, nove câmeras serão instaladas no check-in doméstico da companhia para acompanhar o fluxo de clientes em tempo real. Os movimentos serão transformados em dados pela IA, monitorando quanto tempo o cliente levou para ser liberado em cada fase de atendimento.
A Latam não terá o às imagens das câmeras, somente aos dados. Com eles, será possível ter maior visibilidade da demanda, observando quais dias e horários possuem maior fluxo.
Assim, o objetivo é gerenciar os canais de atendimento de modo a reduzir o tempo de espera em filas.
No momento, a empresa também está avaliando a possibilidade de levar a tecnologia para outros aeroportos do país.
Fundada em 1976, em Marília, São Paulo, a Latam opera 541 voos diários no Brasil, sendo líder no mercado doméstico em quantidade de ageiros transportados, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em 2022, a companhia faturou US$ 9,5 bilhões, alta de 86,2% em comparação com o ano anterior, resultado puxado pela recuperação do setor após a pandemia.