REVOLTA

CEO da LATAM desabafa sobre Congonhas 3y3d2b

Para Cadier, as operações com aviões de pequeno porte devem ser restringidas no aeroporto. 1e4x1i

11 de outubro de 2022 - 12:08
O aeroporto de Congonhas teve 116 voos de partida e 117 de chegada cancelados no domingo (9). Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O aeroporto de Congonhas teve 116 voos de partida e 117 de chegada cancelados no domingo (9). Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Após um avião de pequeno porte interditar a pista do aeroporto de Congonhas neste domingo, 9, o CEO da LATAM, Jerome Cadier, desabafou sobre o caso em uma publicação em seu LinkedIn.

O acidente, que aconteceu por volta das 13h30, interditou a pista por cerca de nove horas, com as operações sendo retomadas somente após a retirada da aeronave do local, às 22h18 do domingo.

Conforme o g1, Congonhas, que fecha durante a madrugada, ficou aberto até 1h, excepcionalmente. 

Segundo Cadier, por causa do acidente, a LATAM teve mais de 180 voos cancelados, "atrapalhando a vida de quase 30 mil pessoas". 

"Tivemos inclusive impacto na saída dos voos internacionais de Guarulhos (GRU MAD por exemplo foi cancelado porque a tripulação não chegou a tempo)", escreveu o CEO.

Em um levantamento feito pela Infraero e divulgado pelo Poder360, o aeroporto de Congonhas teve 116 voos de partida e 117 de chegada cancelados no domingo e outros 50 voos cancelados na segunda-feira (10), com 38 em atraso.

A revolta sobre o caso em uma publicação não é algo comum. Para Cadier, a situação foi de desespero: "Filas enormes, gente dormindo no chão, pessoas chorando e alguns brigando…um desespero!".

De acordo com o executivo, a LATAM abriu remarcações sem custo para os impactados pelo acidente, com tentativas de aviso para que não se deslocassem para o aeroporto no dia.

"Levamos equipe de outros aeroportos para atender aos ageiros. Levamos água já que não existia capacidade para alimentar a todos no aeroporto. Imaginem o prejuízo financeiro por este incidente, que não é da responsabilidade da LATAM", desabafa Cadier.

No final da postagem, o CEO ainda levanta uma questão que trouxe revolta nos comentários: "O que mais deve acontecer em Congonhas para que decidam não operar com aviação de pequeno porte em um aeroporto tão central para toda a malha aérea do país?". 

O ponto é de comum apoio entre a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que defendeu em uma nota a restrição de operações de aeronaves de baixa performance no Aeroporto de Congonhas.

A Abear recomenda que a medida seja adotada, "visto que os impactos causados por incidentes na pista principal de um aeroporto de grande porte impactam milhares de ageiros em todo o Brasil. A estimativa da Abear considera, ainda, prejuízos financeiros que ultraam milhões de reais."

Nem todo mundo concordou com a opinião de Cadier. Nos comentários, uma mulher com cerca de 15 anos de experiência como piloto da Varig chamou o comentário do CEO de "importuno". 

"Jogue sua ira para as autoridades regulatórias que demoraram 9 horas para normalizar o aeródromo. Jogue sua ira no sistema que custou milhões e ainda não está autorizado a operar. E olhe pra dentro da sua empresa que tem problemas enormes em gestão de pessoas e crises", escreveu a mulher.

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Congonhas é o segundo aeroporto com maior tráfego de ageiros e possui a rota mais movimentada do país, sendo a ponte-aérea com o Rio de Janeiro.

O ACIDENTE

Uma aeronave de pequeno porte teve seu pneu do trem traseiro estourado durante o pouso, causando problemas na aterrissagem e deslizando até a parte da grama do aeroporto. 

O avião, que transportava dois tripulantes e três ageiros, estava com a documentação regular e pertence a uma empresa de Belo Horizonte. Ninguém ficou ferido.

Leia mais 59b1u

AERONAVES

Latam Brasil investe R$ 2,8 mi em s digitais 2u6w3e

Há 971 dias
ROSTO

Gol lança embarque com biometria facial 6v7054

Há 1018 dias
CONECTIVIDADE

Confins terá centro de inovação 2p6j4t

Há 1039 dias
LOW COST

Nova companhia aérea chega ao Brasil 455r53

EXCLUSIVO

Aeroporto de Guarulhos terá terminal VIP 4k2z6j

OPS

Santos Dumont tem sessão de videos pornôs 5u3q42