.png?w=730)
Andy Jassy, CEO da Amazon (Foto: Depositphotos)
Um e-mail vazado da Amazon revelou que Andy Jassy, CEO da Amazon, vai supervisionar diretamente os esforços da empresa na “corrida” pela inteligência artificial entre as big techs.
Na mensagem enviada por Jassy para mais de 20 executivos do alto escalão da empresa, o CEO anunciou que Rohit Prasad, vice-presidente sênior e cientista-chefe da Alexa, vai liderar um grupo recém-criado para trabalhar nos modelos de linguagem grandes (LLMs, na sigla em inglês) "mais ambiciosos" da empresa.
De acordo com o Business Insider, o executivo responderá diretamente a Jassy.
"Pequena nota para compartilhar que Rohit vai assumir uma nova função, liderando uma equipe central que está construindo nossos modelos de linguagem mais amplos", disse o CEO no e-mail.
Os LLMs são a tecnologia por trás de ferramentas de inteligência artificial que aprendem com grandes conjuntos de dados para gerar respostas semelhantes às humanas.
Empresas como OpenAI, Google e Meta, por exemplo, construíram LLMs relevantes. A própria Amazon tem os seus modelos, incluindo Alexa Teacher Model e Titan.
"Embora tenhamos construído vários LLMs em toda a empresa e tenhamos vários outros em andamento, vamos reunir alguns recursos centralmente para construir nossos LLMs mais ambiciosos - e Rohit liderará esta equipe”, explicou Jassy no e-mail vazado.
Procurada pelo Business Insider, a Amazon não respondeu a um pedido de comentário.
Com a movimentação, Daniel Rausch, vice-presidente de dispositivos, assumirá o produto Alexa e as organizações de negócios, incluindo entretenimento, engajamento de parceiros e equipes internacionais.
Prasad também fazia parte da equipe de dispositivos e serviços na Amazon e continuará envolvido nessa parte do negócio.
Como parte do esforço da companhia na corrida pela inteligência artificial, a Amazon também criou recentemente uma nova equipe na Amazon Web Services (AWS) focada em ajudar os clientes a usar a IA generativa.
A AWS também revelou novos produtos de IA, como o Bedrock, um serviço que torna íveis outros modelos fundamentais, e o Code Whisperer, uma ferramenta de codificação de IA lançada em 2022.
Recentemente, a Amazon também lançou um novo projeto para tornar a Alexa mais inteligente e pessoal usando tecnologias semelhantes ao ChatGPT.
Para o NeoFeed, o envolvimento direto do CEO reforça a importância que as big techs estão dando para a inteligência artificial.
Na semana ada, o The Wall Street Journal reportou que Sergey Brin, um dos fundadores do Google, também estava colocando “a mão na massa” em relação ao trabalho da empresa no desenvolvimento da tecnologia.
Também em julho, Elon Musk lançou a xAI, uma startup focada em inteligência artificial generativa.