DEMANDAS

SAP lança ferramenta low-code 4w3i2h

SAP Build promete criação fácil de aplicações para usuários de negócios. 1l4m3a

17 de novembro de 2022 - 12:22
Juergen Mueller, Chief Technology Officer (CTO) da SAP.

Juergen Mueller, Chief Technology Officer (CTO) da SAP.

A SAP acaba de lançar a SAP Build, uma solução low-code voltada à criação de ferramentas por profissionais de áreas de negócios, com pouco ou nenhum conhecimento técnico em programação.

A nova solução é composta por três componentes: SAP Build Apps, para a criação de aplicações; SAP Build Process Automation, voltado para o uso da inteligência artificial nos workflows; e SAP Work Zone, para a construção de websites de negócios.

“Os usuários podem criar os dados, modelos e funcionalidades de uma maneira muito simples e serverless, tudo em uma experiência visual. Você não precisa saber nada sobre base de dados, segurança, nem redes, por exemplo”, explica Juergen Mueller, Chief Technology Officer (CTO) da SAP.

Na prática, todo o processo de criação dentro da plataforma é feito selecionando e arrastando as funcionalidades conforme desejado. Caso o projeto tenha uma complexidade que vá além, o profissional pode ar a demanda para a área técnica.

No caso do processo de automação, a ferramenta é nativamente integrada ao SAP Signavio, software de controle de workflows adquirido pela alemã em 2021, e os usuários podem se conectar com seus colegas por meio de sessões e fóruns para compartilhar práticas.

No lançamento, acompanhado com exclusividade pelo Baguete em São Francisco, nos Estados Unidos, a companhia alemã destacou que a plataforma também funciona com sistemas de outras organizações, como o Google Workspace, onde é possível criar automações no fluxo de e-mails, por exemplo. 

“Com o SAP Build, nós estamos evoluindo e conectando soluções que antes eram desconectadas e criando uma ambiente unificado de desenvolvimento. No backend, criamos um repositório de projetos em comum, então é possível fazer um projeto usando todas essas potencialidades”, explica Mueller.

De acordo com o executivo, a plataforma está conectada à maior loja de conteúdo do mundo, com mais de 1,3 mil automações, fluxos de trabalho e uso de potencialidades específicas prontos para uso. 

A solução também conta com mais de 275 mil pontos de referência de processo de 4 mil clientes.

Os clientes da multinacional já podem experimentar a novidade por um período de teste gratuito. 

Ela pode ser adquirida separadamente, mas a previsão é de que a maior parte das empresas comprem o SAP Build como parte da SAP Business Technology Platform (BTP), que hoje está em 15,5 mil clientes.

Algumas companhias já estão testando a nova solução, como é o caso da Toyota, da gigante de energia alemã Uniper e da Qualtrics, que faz parte da SAP. Por enquanto, nenhuma empresa brasileira está na lista.

No momento, a SAP Build está disponível apenas em inglês, mas há um roap de traduções previsto.

Para Julia White, Chief Marketing e Solutions Officer da SAP, a nova ferramenta faz parte de uma onda de transformação que vai empoderar as pessoas que criam valor nos negócios, sabem os seus problemas e as inovações necessárias.

Entre eles, estão analistas de finanças, operadores de supply chain, gerentes de manufatura, especialistas de procurement e profissionais de marketing, por exemplo.

“Todas as indústrias estão competindo por desenvolvedores profissionais. A resposta para isso não pode ser só criar mais profissionais de TI, nós precisamos encontrar um novo approach para destravar a transformação digital. A TI é necessária, mas não é o suficiente para a transformação dos negócios”, explica White.

Matheus Souza, head de inovação da SAP para a América Latina, destaca que os projetos sempre têm defasagens na comunicação, com diferenças entre aquilo que o usuário necessita, como ele consegue transmitir a informação para a equipe de TI, como a equipe absorve e como a solicitação vira projeto.

Com o usuário tendo o poder de criar sua própria automação, Souza acredita que os times de TI terão um alívio de capacidade e poderão focar mais em projetos transformacionais e disruptivos, que realmente peçam o desenvolvedor de pro-code.

“Quem é do setor sabe que a gente sempre vai ter aquela esteira de projetos, onde vamos priorizando. Queremos empoderar o usuário para ele conseguir fazer um volume maior de inovações em um período de tempo muitas vezes menor”, resume Souza.

A SAP lançou a nova solução durante os eventos SAP TechEd e Business Innovation Days, que aconteceram paralelamente em Las Vegas e em São Francisco, nos Estados Unidos.

A SAP é líder de mercado em software corporativo, com 87% das transações comerciais no mundo ando por algum de seus sistemas. Embora 80% dos clientes da SAP sejam pequenas e médias empresas, 99 das 100 maiores companhias do mundo tem alguma solução da multinacional alemã.

* Luana Rosales acompanhou o SAP TechEd e o Business Innovation Days, em São Francisco, a convite da SAP.

  • Mais sobre:

Leia mais 59b1u

TROLADA

ServiceNow: provocação com a SAP? 25f4g

Há 939 dias
CÓDIGO

Low code: VeriTran abre operação no Brasil 5e2l1v

Há 1794 dias
ELAS

SAP Brasil bate meta de mulheres u5u1d

Há 919 dias
GESTÃO

V4 Company adota SAP S/4 Hana 65402g

TESE

Iudicibus, ex-Salesforce, vai para Pátria Investimentos 5e5u5f

LINHAS

Low-code é solução para tudo? 2v472r