GESTÃO

V4 Company adota SAP S/4 Hana 65402g

ERP faz parte da estratégia da empresa para abertura de capital e expansão internacional. 2y5rd

14 de novembro de 2022 - 08:28
Dener Lippert, CEO e fundador da V4 Company. Foto: Matheus Lins/ Trintadezessete/Reprodução

Dener Lippert, CEO e fundador da V4 Company. Foto: Matheus Lins/ Trintadezessete/Reprodução

A V4 Company, rede gaúcha de assessorias de marketing digital estruturada no modelo de franquias, está implantando o SAP S/4 Hana, última versão do ERP da SAP, com a Meta, parceira da multinacional alemã sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Anteriormente, a companhia utilizava sistemas diferentes em cada uma das unidades, indo desde software de gestão na nuvem como ContaAzul, até gestão de tarefas como o Pipefy, ando por soluções de CRM, sem uma integração, conectados ao Power BI, da Microsoft, para gerar dados.

“Era meio caótico, uma parte que a gente deixou meio de lado ao longo desses 10 anos de empresa. Assim que chegamos no patamar que a gente está hoje, de ter corrigido várias outras questões prioritárias, começou a ficar mais complexo no ponto de vista de dados e de gestão de backoffice. Aí vimos que era a hora de ar para alguma tecnologia mais sofisticada”, conta Dener Lippert, CEO e fundador da V4 Company.

Como a companhia tem sede no Tecnosinos, parque tecnológico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a escolha pelas vizinhas SAP e Meta foi natural. Além disso, a ambição de ser uma empresa global foi decisiva. 

“Teria que ser uma solução que pudéssemos atender globalmente com facilidade e aí já se descarta uma série de soluções nacionais. O objetivo foi ir para uma tecnologia de alto padrão, global, e não ter que mexer nisso de novo, aí sobraram poucas opções. E não tem muito como fugir da SAP, os dados dela são o que são”, explica o CEO. 

O objetivo é fazer a V4 crescer nos próximos três anos no Brasil e abrir capital daqui a, no máximo, quatro anos. Com isso, a ideia é que a empresa ganhe benefícios de governança e liquidez, além de capital para a expansão internacional.

“Para chegar no IPO com mais equity, a gente precisa de compliance de informações e a expectativa é que o SAP ajude com isso. Para conseguir plugar em outros países também precisamos de um sistema global que já esteja ajustado pras questões locais, e mais uma vez o SAP entra bem nesse aspecto”, explica Lippert.

O contrato foi assinado no primeiro semestre deste ano e a expectativa é estar com o ERP rodando na rede inteira, de 210 escritórios, até o final de 2022.

Como a companhia atua no sistema de franquias, todos os franqueados poderão usar o sistema para gerir o seu negócio. 

“Então o cara compra uma franquia de R$ 100 mil e, dentre vários benefícios, está inclusa uma tecnologia desse porte. É um diferencial competitivo, acredito que quase ninguém no meu setor utiliza a tecnologia nesse nível”, acrescenta o executivo.

O CEO avalia que o novo sistema também fará diferença para a gestão da companhia, pois permite um maior controle das informações.

“São mais de 200 CNPJs emitindo notas fiscais, operando de maneiras e em locais diferentes, com algumas diferenças e complexidades que a gente consegue, através do sistema, ter tudo integrado. Para se tornar uma empresa referência em gestão, a pela produtividade em todas as pontas”, destaca Lippert.

Em paralelo, a V4 também está implementando o Salesforce, para ar seus processos comerciais, e começa uma discussão para a Meta implementar o modelo de Business Agility, para organizar seus times de acordo com cadeias de valor.

“Eu já fiz várias coisas que pareciam saltos maiores que a perna, mas acho que isso é mais positivo do que negativo. É isso que cria coisas diferentes, é tu te desafiar, sabe? A minha ambição está em construir uma grande empresa”, afirma o executivo.

Lippert fundou a V4 Company em 2012, com 18 anos, sem orçamento e em casa, na cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A companhia cresceu sem investimentos externos e, em 2021, o grupo Dreamers, do Rock in Rio, entrou na sociedade.

Hoje, a rede de franquias conta com 3 mil profissionais que prestam e na implementação e profissionalização dos processos de vendas através da internet para 4 mil negócios.

Leia mais 59b1u

CONTRATAÇÃO

Ex-Cognizant lidera SAP na KPMG 6j4t20

Há 1038 dias
AGRO

Safras Armazéns Gerais adota S/4 Hana 552f6h

Há 1106 dias
VAREJO

COOP migra para S/4 Hana 525o2b

Há 1129 dias
ERP

XP migra para S/4 Hana 2b6z6g

TROLADA

ServiceNow: provocação com a SAP? 25f4g

AGRO

Smartgiro implementa SAP Business One 3o3l32