
Foto: divulgação.
A XP, uma das maiores corretoras do país, migrou o seu sistema de gestão para o S/4 Hana da SAP, além de adotar as soluções da nuvem da multinacional alemã para a área de RH, com o SuccessFactors, e para análise de dados, com o SAP Analytics.
O projeto é da Mignow, parceira paulistana da marca, e foi feito por meio do Rise with SAP, iniciativa da multinacional para acelerar a migração dos clientes para a nuvem.
“Além de nos permitir utilizar um portfólio de soluções mais abrangente, com RISE with SAP foi possível suprir todas as demandas na mesma aquisição de serviço, melhorar a arquitetura, migrar a infraestrutura e possibilitar a evolução do ERP, com o melhor custo-benefício”, comenta Marcos Silva, partner e gerente SAP da XP Inc.
A XP é um alvo típico para o programa. A empresa já usava o SAP ECC desde 2016, com módulos de gestão de backoffice para as áreas istrativa, contábil e financeira.
A corretora já tinha também algumas soluções na nuvem, como o Concur para gestão de despesas e reembolsos internos.
A migração para o S/4 foi definida em 2021, quando a XP avaliou que a infraestrutura on premise estava defasada em termos de espaço de armazenamento e memória e de escalabilidade no ambiente. O projeto foi entregue em seis meses.
“A transição trouxe pouco impacto. Não paramos a operação em nenhum momento e tivemos todo o e necessário. Percebemos a maturidade da ferramenta e o quanto evoluímos do ponto de vista de sistema”, avalia Silva.
A XP nasceu em 2001, em Porto Alegre. A companhia possui mais de 3,5 mil funcionários e R$ 874 bilhões de ativos sob custódia. A XP Inc. é dona das marcas XP, Rico, Clear, Infomoney, XPeed, entre outras.
Já a Mignow foi criada a partir da experiência de migrações para S/4 da Essence, uma parceira SAP sediada em São Paulo.
A empresa tem tecnologia para fazer a conversão automática de desenvolvimentos adicionais no SAP ECC (os famosos Zs, no jargão da área) para o S/4 Hana, além do processo de conversão como um todo. O nível de automatização fica em 95%, garante a companhia.
A ideia é que a Mignow possa atuar em projetos sozinha ou com parceiros SAP que concorrem com a Essence nos contratos de implementação.
Entre os clientes da integradora, estão nomes como Grupo Pão de Açúcar, Localiza, Pague Menos, Locaweb, Carrefour, Nike, Centauro, Piracanjuba e Pague Menos.