Os setores de telecomunicações e de fabricação de computadores e periféricos estão entre as atividades que tiveram aumentos salariais em outubro de 2010, na comparação com o mesmo mês do ano ado.
Segundo dados da consultoria de recursos humanos Catho, o crescimento, porém, não é dos maiores.
O percentual salarial acima da média nacional dos profissionais da fabricação de computadores e periféricos foi de 5,91%. O de telecomunicações ficou em 2,11%, acima apenas de transportes (1,98%), entretenimento (1,67%) e setor moveleiro (0,16%).
No topo da lista estão os profissionais as áres de mineração, extração de óleo e gás, com salário 32,34% acima da média nacional, seguidos pelos petroleiros da ramo do refino do petróleo (23,96%) e fabricantes de equipaentos de transporte (23,76%).
Se colocados num ranking, manufatura de PCs e periféricos e as telecomunicações estariam, respectivamente, no 17º e o 21º lugares.
Conforme o relatório da consultoria, uma análise dos ramos de atividade econômica com média salarial superior à média salarial nacional mostra que as folhas de pagamento mais altas estão vinculados a transporte, indústria, construção e energia.
Além disso, aponta o documento, as áreas que estão com melhores ganhos são as de empresas chamadas B2B, que têm como clientes outras companhias em lugar da população no geral.
"A predominância de diversos cargos ligados à engenharia revela uma tendência à maior valorização de profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da base da infraestrutura no país, bem como de novas tecnologias, em detrimento da prestação de serviços", destaca Marco Antonio Soraggi, diretor da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online.
A pesquisa salarial foi realizada no período de 1º a 30 de setembro de 2010, com mais de 167 mil respondentes de mais de 20 mil empresas em 3484 cidades de todo o país participaram.
Salários de Telecom abaixo da média m4e4e
Os setores de telecomunicações e de fabricação de computadores e periféricos estão entre as atividades que tiveram aumentos salariais em outubro de 2010, na comparação com o mesmo mês do ano ado. Segundo dados da consultoria de recursos humanos Catho, o crescimento, porém, não é dos maiores. 5p4j2z
08 de novembro de 2010 - 15:42