A Rússia está criando um sistema operacional nacional para substituir o Windows em máquinas do governo.
Um protótipo, desenvolvido pela empresa Penguim Software, vencedora de uma licitação realizada em 2011, já foi aprovado pelo ministério russo dos Correios e Telecomunicações.
A empresa sugeriu tomar como base quatro distribuições Linux russas – Alt Linux, MSVSfera, NauLinux – em vez de uma única distribuição padrão.
Com a implantação da PSN, o governo russo espera conseguir economizar os recursos financeiros gastos atualmente com o pagamento das licenças de software.
Estima-se que, em alguns anos, os recursos economizados sejam da ordem de US$ 55,3 bilhões ou 80% do total dos gastos com a aquisição do software estrangeiro, diz o jornal Gazeta Russa.
O governo pretende disponibilizar US$ 15,8 milhões para o desenvolvimento do PSN.
A meta é ter 2% dos computadores do governo com a plataforma no primeiro de uso, chegando a 5% no segundo.
Leia a matéria completa do Gazeta Russa nos links relacionados abaixo.
Rússia troca Windows por Linux próprio 3w1p52
A Rússia está criando um sistema operacional nacional para substituir o Windows em máquinas do governo. Um protótipo, desenvolvido pela empresa Penguim Software, vencedora de uma licitação realizada em 2011, já foi aprovado pelo ministério russo dos Correios e Telecomunicações. A empresa sugeriu tomar como base quatro distribuições Linux russas – Alt Linux, MSVSfera, NauLinux – em vez de uma única distribuição padrão. 5x5s41
11 de janeiro de 2012 - 14:08