.jpg?w=730)
Foto: divulgação.
A Odebrecht, que presta serviços nos segmentos de construção civil pesada e construção, montagem e manutenção de empreendimentos industriais, migrou toda a sua área fiscal para a Avalara, fornecedora americana de soluções de automação fiscal na nuvem, com a integradora de tecnologia Blank IT.
Antes do projeto, a companhia tinha três ambientes que precisavam ser atualizados constantemente com testes e integrações. Agora, a solução é responsável pelo desenvolvimento de todas as obrigações fiscais e tributárias da empresa.
Segundo a Odebrecht, já é possível observar ganho de tempo na área de TI, que não precisa mais investir recursos do tipo.
“Antes não tínhamos muito poder de persuasão junto ao antigo fornecedor por melhorias e novas funcionalidades. Com a Avalara isso foi diferente, as melhorias que pedimos foram ouvidas e atendidas da melhor forma possível”, conta Judy Añdráde, gerente de sistemas de suprimento, faturamento e fiscal em TI da Odebrecht.
Fundada em 1944, a Odebrecht foi criada em Salvador e hoje tem sede no Rio de Janeiro, como parte da holding Novonor. A empresa é uma das 25 maiores do mundo no ramo de construção.
Recentemente, a companhia entrou com um pedido de recuperação judicial para reestruturar uma dívida de US$ 4,6 bilhões, cerca de R$ 25,3 bilhões.
Desde 2013 no mercado, a Blank IT não dá pistas mais concretas sobre o seu tamanho. A empresa tem 113 funcionários listados no Linkedin e oferece soluções de digital finance, digitalização, IoT, infraestrutura, backoffice, cloud computing, outsourcing, entre outras.
Já a Avalara está no Brasil desde 2016 e atende clientes como BDO Engenharia, Puma, Winoa e Ourofino Saúde Animal.
Em 2017, a empresa fez diversas aquisições no Brasil, como a Gyori, que fornece soluções e conteúdo fiscal, e a SuitePlus, especializada em trabalhar com companhias internacionais que buscam otimizar o gerenciamento de processos. Globalmente, possui 41 mil clientes em mais de 75 países.