
Attivi, o modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo. Foto: divulgação.
A Marcopolo, fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, fechou um acordo com a Zenobē, multinacional britânica especializada em frota de veículos elétricos e armazenamento de energia em baterias, para desenvolver soluções de eletromobilidade para transporte público.
O acordo inclui a adoção da plataforma de gestão de eficiência energética da Zenobē e testes de soluções de carregamento inteligente para apoiar o lançamento do Attivi, o novo modelo de ônibus 100% elétrico da Marcopolo no Brasil, América Latina e América do Norte.
A brasileira anunciou o início da produção de ônibus elétricos em agosto de 2022. Até o final deste ano, devem ser produzidas 30 unidades do Attivi, que serão entregues aos clientes em diferentes regiões do país.
“A celebração deste acordo permitirá à Marcopolo aproveitar a experiência da Zenobē na propriedade e operação de veículos elétricos e usar nosso software de carregamento inteligente para apoiar o desenvolvimento de seus novos modelos de veículos elétricos”, explica Steven Meersman, cofundador e diretor da Zenobē.
Com sede no Reino Unido e operações na Europa, Austrália e Nova Zelândia, a Zenobē possui 25% de participação de mercado no segmento de ônibus elétricos no Reino Unido e aproximadamente 1 mil veículos elétricos adquiridos globalmente.
A empresa é a maior proprietária de ônibus elétricos para aluguel no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
Com seu modelo de Transporte Elétrico como Serviço (ETaaS, na sigla em inglês), cobra uma taxa mensal para operadores de frotas e autoridades locais em projetos de longo prazo.
O serviço inclui infraestrutura de carregamento, substituição de bateria e gerenciamento e monitoramento de eficiência energética, além dos próprios veículos.
“A Zenobē é pioneira em soluções de eletrificação de frotas e carregamento inteligente. Ao utilizar sua expertise em soluções de carregamento de veículos elétricos, a Marcopolo estará bem posicionada para desenvolver veículos elétricos que atendam às demandas de frotistas em todo o mundo”, explica João Paulo Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo.
Fundada em 1949 em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a Marcopolo S.A tem 11 unidades fabris no exterior e é composta por empresas dedicadas à fabricação de ônibus, micro-ônibus e peças, soluções financeiras e ferroviárias.
Em 2021, a companhia faturou R$ 3,4 bilhões, baixa de 2,5% em comparação com o ano anterior. Só no terceiro trimestre deste ano, a receita foi de R$ 1,5 bilhão, alta de 100,1% ante o mesmo período do ano ado. Na produção brasileira de carrocerias, a Marcopolo tem participação de 53,1%.