CARNES

JBS é atacada na Austrália e América do Norte 6q1w66

A empresa acredita que o ataque é de ransomware e o FBI está investigando o caso. 432j4k

02 de junho de 2021 - 15:30
A companhia brasileira tem clientes em 190 países. Foto: divulgação.

A companhia brasileira tem clientes em 190 países. Foto: divulgação.

A JBS, brasileira que é uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, sofreu um ataque cibernético em duas empresas do conglomerado, a JBS USA e a JBS Austrália, no último domingo, 30.

Conforme informações da BBC, a companhia acredita que o ataque é do tipo ransomware e o FBI, polícia federal americana, está investigando o caso, que pode ter origem em um grupo baseado na Rússia.

De acordo com o site CISO Advisor, a unidade norte-americana comunicou na última segunda-feira, 31, que o ataque havia afetado alguns dos servidores que am seus sistemas de TI norte-americanos e australianos, mas, na ocasião, não revelou a natureza do incidente. 

Em nota, a companhia afirmou ter tomado medidas imediatas, suspendendo todos os sistemas afetados, notificando as autoridades e ativando a rede global da empresa de profissionais de TI e especialistas terceirizados para resolver a situação.

A indústria avisou que não poderia operar sem o a sistemas de TI e internet, suspendendo todo o processamento de bovinos e ovinos da JBS na Austrália e um quinto da produção de carne nos Estados Unidos, além das fábricas no Canadá.

No país da Oceania, a empresa possui uma rede de 47 instalações com matadouros e confinamentos nos estados australianos de New South Wales (NSW), Queensland, Victoria e Tasmânia. Já nos Estados Unidos, estão as cinco maiores fábricas de carne bovina da JBS.

Os servidores de backup não teriam sido afetados e a indústria estaria trabalhando com uma empresa de resposta a incidentes para restaurar seus sistemas o mais rápido possível.

“A empresa não tem conhecimento de nenhuma evidência neste momento de que dados de clientes, fornecedores ou funcionários tenham sido comprometidos ou utilizados indevidamente como resultado da situação. A resolução do incidente levará tempo, o que pode atrasar certas transações com clientes e fornecedores”, informou a JBS no início da semana.

Nesta quarta-feira, 2, a companhia afirmou ao G1 que a maioria dos frigoríficos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália voltou a funcionar.

O ataque não impactou as operações no Brasil e em nenhum país da América do Sul. Fábricas do México e do Reino Unido também não foram afetadas.

Fundada em 1953, a JBS teve origem em Goiás e hoje é listada pelo Bloomberg como a segunda maior empresa de alimentos do mundo, com lucro líquido de R$ 4,6 bilhões em 2020, baixa de 24,2%.

A companhia tem unidades produtivas e escritórios comerciais em 16 países, com mais de 240 mil colaboradores, atendendo a mais de 275 mil clientes de 190 países.

Leia mais 59b1u

Tite convoca os 24 nomes para as eliminatórias da Copa do Mundo 2v134f

Há 1818 dias
NOMES

Zolko, ex-Cisco, está na Claroty 2g5e

Há 1462 dias
COMANDO

Szucko, ex-Microsoft, está na Nozomi Networks 3m2u4a

Há 1468 dias
RANSOMWARE

Grupo Moura sofre ataque hacker 5w126

PAROU

Colonial Pipeline paga US$ 5 milhões para hackers 6s1j14

SEGURANÇA

Hospital Bruno Born: proteção com SonicWall 1z3k1s

SUPREMO

STF: site fora do ar para investigar ataque m5oy

SEGURANÇA

Faitec: proteção de dados e backup com Arcserve 5w4x6d

DISPONIBILIDADE

Volpato reestrutura infra com Netfive 2h1w13

PROBLEMAS

TJ-RS sofreu ataque de ransomware 592f6t