
Elber Reis, diretor de tecnologia da informação do GEQ (Foto: Divulgação)
O Grupo Edson Queiroz (GEQ), holding multisetorial controladora das empresas Nacional Gás, Minalba Brasil, Esmaltec e Sistema Verdes Mares, decidiu migrar o sistema de gestão da sua operação para o S/4 da SAP, em um projeto que visa agilizar as tomadas de decisão da empresa.
O início dos trabalhos está programado para julho deste ano. No momento, a companhia está se dedicando a encontrar um parceiro para o projeto.
A implementação será feita por meio do Rise with SAP, iniciativa da multinacional para acelerar a migração dos clientes para a nuvem.
Para chegar à solução da SAP, foram mapeados mais de 5,7 mil requisitos dos negócios do grupo, para conferir a aderência em relação aos sistemas de gestão disponíveis do mercado. Nesse processo, a empresa teve um match de 95% com a multinacional alemã.
“Após o trabalho de fundamentação técnica de análises e requisitos, a opção pelo SAP S/4HANA se mostrou como a mais atual, moderna e preparada. Queremos aperfeiçoar a gestão de recursos, eliminar processos e ganhar produtividade, com uma visão centralizada e analítica de todo o grupo, trazendo melhor experiência para o usuário”, explica Elber dos Reis, diretor de tecnologia da informação do GEQ.
Segundo a SAP, o projeto será desafiador por envolver as particularidades de quatro empresas diferentes de grande capilaridade.
“O GEQ apostou na governança e na estruturação em nuvem para exponenciar seus negócios, tendo como meta uma implementação com customização mínima e padronização máxima do ERP em nuvem. Com o ERP seguindo rodando na SAP Business Technology Platform, as camadas de inovação, personalização e novos desenvolvimentos não impactam o core e garantem uma atualização constante com a ferramenta”, revela Rodrigo Susaki, vice-presidente de Rise with SAP e SAP S/4HANA da SAP Brasil.
As soluções adotadas possibilitarão uma ampla integração, além de apoio aos processos financeiro e contábil, incluindo o módulo de Oil & Gas, que permite a gestão da distribuição de gás.
Já o SAP Transportation Management irá auxiliar a empresa na distribuição dos produtos eletrodomésticos e bebidas, e o SAP Business Technology Platform, na integração de diversas aplicações e serviços do grupo.
De acordo com Reis, a maior dificuldade da migração será harmonizar os processos que geram impactos significativos no negócio.
Para isso, a companhia trabalhará na construção de uma governança exclusiva para a gestão do projeto, seguindo o conceito de startup, com organograma e políticas próprias.
“É o maior investimento em tecnologia da história do GEQ, contemplando três grandes frentes: a construção da governança, a aquisição do software e a contratação do serviço de implementação, ainda em fase de seleção”.
Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz (GEQ) emprega diretamente mais de 9 mil colaboradores. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Alimentos e Bebidas, com a Minalba Brasil e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.
Em 2023, a companhia registrou faturamento bruto de R$ 12,2 bilhões, baixa de 9,6% em relação ao ano anterior.