ERP

GEQ quer migrar para S/4 Hana 6ap4n

Ainda sem parceiro para implementação, grupo pretende realizar projeto pelo Rise with SAP. 6c501f

08 de maio de 2024 - 14:47
Elber Reis, diretor de tecnologia da informação do GEQ (Foto: Divulgação)

Elber Reis, diretor de tecnologia da informação do GEQ (Foto: Divulgação)

O Grupo Edson Queiroz (GEQ), holding multisetorial controladora das empresas Nacional Gás, Minalba Brasil, Esmaltec e Sistema Verdes Mares, decidiu migrar o sistema de gestão da sua operação para o S/4 da SAP, em um projeto que visa agilizar as tomadas de decisão da empresa.

O início dos trabalhos está programado para julho deste ano. No momento, a companhia está se dedicando a encontrar um parceiro para o projeto.

A implementação será feita por meio do Rise with SAP, iniciativa da multinacional para acelerar a migração dos clientes para a nuvem. 

Para chegar à solução da SAP, foram mapeados mais de 5,7 mil requisitos dos negócios do grupo, para conferir a aderência em relação aos sistemas de gestão disponíveis do mercado. Nesse processo, a empresa teve um match de 95% com a multinacional alemã.

“Após o trabalho de fundamentação técnica de análises e requisitos, a opção pelo SAP S/4HANA se mostrou como a mais atual, moderna e preparada. Queremos aperfeiçoar a gestão de recursos, eliminar processos e ganhar produtividade, com uma visão centralizada e analítica de todo o grupo, trazendo melhor experiência para o usuário”, explica Elber dos Reis, diretor de tecnologia da informação do GEQ.

Segundo a SAP, o projeto será desafiador por envolver as particularidades de quatro empresas diferentes de grande capilaridade.

“O GEQ apostou na governança e na estruturação em nuvem para exponenciar seus negócios, tendo como meta uma implementação com customização mínima e padronização máxima do ERP em nuvem. Com o ERP seguindo rodando na SAP Business Technology Platform, as camadas de inovação, personalização e novos desenvolvimentos não impactam o core e garantem uma atualização constante com a ferramenta”, revela Rodrigo Susaki, vice-presidente de Rise with SAP e SAP S/4HANA da SAP Brasil.

As soluções adotadas possibilitarão uma ampla integração, além de apoio aos processos financeiro e contábil, incluindo o módulo de Oil & Gas, que permite a gestão da distribuição de gás.

Já o SAP Transportation Management irá auxiliar a empresa na distribuição dos produtos eletrodomésticos e bebidas, e o SAP Business Technology Platform, na integração de diversas aplicações e serviços do grupo.

De acordo com Reis, a maior dificuldade da migração será harmonizar os processos que geram impactos significativos no negócio. 

Para isso, a companhia trabalhará na construção de uma governança exclusiva para a gestão do projeto, seguindo o conceito de startup, com organograma e políticas próprias. 

“É o maior investimento em tecnologia da história do GEQ, contemplando três grandes frentes: a construção da governança, a aquisição do software e a contratação do serviço de implementação, ainda em fase de seleção”.

Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz (GEQ) emprega diretamente mais de 9 mil colaboradores. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Alimentos e Bebidas, com a Minalba Brasil e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares.

 Em 2023, a companhia registrou faturamento bruto de R$ 12,2 bilhões, baixa de 9,6% em relação ao ano anterior.

Leia mais 59b1u

CLOUD

Petrobras migra para nuvem privada da SAP 5c3371

Há 388 dias
ERP

Top Eggs adota B1 com Ramo 6c324j

Há 385 dias
ERP

Sabbry adota B1 com G2 6l7056

Há 403 dias
OPERADORA

Oi adota o Business One da SAP 4r2u3k

AGRO

Agrivalle migra do B1 para o S/4 Hana 4c2j4

SAP

SPS compra operação de B1 da Live 1p6h2q

SUPERMERCADOS

APAS adota B1 com Inovage 1db3t