por Espetto Carioca
MÉTODO

Como escolher um sistema de gestão inteligente? 6p4o4u

Decisão deve ar por fatores como facilidade de implementação, soluções complementares e segurança. 203c14

20 de maio de 2021 - 11:51
Alexandre Castro.

Alexandre Castro.

A pandemia tornou ainda mais evidente a necessidade de digitalização das empresas. A complexidade das operações remotas e das vendas online fez com que até as mais resistentes desistissem de vez das velhas planilhas em Excel.

Uma vez tomada a decisão de buscar por um sistema de gestão integrada e inteligente, os chamados ERPs, muitas se deparam com a dificuldade de escolher a solução ideal. Por isso, listei aqui cinco aspectos que devem ser analisados para fazer a escolha certa.

#1 Amplitude de soluções: um bom ERP precisa oferecer uma ampla possibilidade de soluções. A plataforma precisa atender todas as necessidades atuais e futuras da sua empresa. Mesmo que hoje a operação do negócio pareça simples, é preciso considerar uma perspectiva de crescimento, que pode aumentar a complexidade da gestão. É o caso de empresas que desejam abrir filiais em outras cidades, estados ou até mesmo países. Escolher um ERP com atuação internacional é a melhor forma de evitar a necessidade de uma migração no futuro. De acordo com a expansão da empresa, novas funcionalidades podem ser acopladas.

#2 Soluções complementares: cada negócio tem suas necessidades específicas. Por isso, é importante optar por um ERP que possua soluções verticalizadas, de acordo com as demandas de cada segmento de atuação. Uma indústria, por exemplo, tem uma forma de operação muito diferente de um varejo ou mesmo de uma empresa de serviços. Escolher um ERP que possui facilidade de integração com outras soluções é a melhor forma de ter um sistema de gestão completo e capaz de suprir todas as necessidades operacionais da sua empresa.

#3 Facilidade de implementação e usabilidade: muitas empresas chegam a contratar um ERP, mas desistem de usá-lo devido à sua alta complexidade. Um bom ERP precisa ter uma fácil implementação e boa usabilidade. É importante contar com um e técnico humano, por um profissional capaz de compreender os principais desafios do negócio e falar a mesma língua da equipe que vai operacionalizar o sistema. Essa conexão empática, aliada a uma usabilidade simples, clara e intuitiva, é fundamental para garantir a adoção da solução, promovendo a melhoria da produtividade, assertividade e eficiência operacional dos colaboradores.

#4 Capacidade de inovação: o mundo nunca mudou tão rápido e, é preciso se manter sempre atualizado. ERP que fica parado no tempo faz o mesmo com seus usuários. É preciso buscar um sistema com capacidade de inovação contínua, que disponha das mais sofisticadas e modernas ferramentas tecnológicas disponíveis no mundo dos negócios, como Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, Internet das Coisas, Big Data, entre outras. Essas tecnologias são capazes de promover uma verdadeira revolução na sua gestão.

#5 Confiabilidade e segurança: a gestão de uma empresa é algo extremamente sério e, demanda um sistema altamente confiável, seguro e reconhecido pelo mercado. Busque por uma marca forte, referência e líder no segmento para garantir uma melhor governança para o seu negócio. Empresas com boas práticas de conformidade e compliance, atestadas por um ERP, tendem a ser muito valorizadas, seja pelo cliente, por um potencial investidor ou até mesmo no caso de abertura de capital.

Depois de analisar todos esses aspectos, será hora de avaliar a proposta comercial. Por mais incrível que pareça, é possível encontrar todos esses benefícios em uma solução que cabe no bolso até de empresas em crescimento. Os avanços tecnológicos permitiram a democratização ao o a ERPs antes s apenas às grandes corporações. Hoje, investimento alto não é mais uma desculpa para não tornar sua empresa mais inteligente.

* Alexandre Castro tem 25 anos de experiência em sistemas de gestão empresarial (ERP) e é responsável pela capacitação dos parceiros em ferramentas do SAP Business One.

  • Mais sobre:

Leia mais 59b1u

PETRÓLEO

PetroRio implanta S/4 Hana 4d1a44

Há 1466 dias
GRUPO

Movile adota B1 da SAP nas suas empresas 4m3x5z

Há 1481 dias
DECISÃO

Carrefour migra para S/4 Hana g503

Há 1486 dias
FLUXOS

Keyrus tem unidade ServiceNow 174d6w

CÓDIGO

NTT Data Business Solutions é CMMI 3 6hh3j

SISTEMAS

Quantiq tem e Rimini para S/4 1o55k

LUZ

Eletron Energy adota SAP Business One 2v3yg

LOGÍSTICA

Santos Brasil migra para o S/4 Hana 3q6039

CARREIRA

Ambev abre mais de 300 vagas para tecnologia ns6j

FOI

Microsoft consegue contratar Rodrigo Kede 343s26

EXCLUSIVO

Mundial aposta em transformação com Data System 4z1y1a

AQUISIÇÃO

Getnet compra Eyemobile u2x2h

VISÃO

Vem aí a batalha pelo ERP das óticas? 5j3x19

REGIONAIS

Seidor tem novo comando em Recife 1d2158