ESTRATÉGIA

Commvault: no centro do mundo dos dados 4e4w3f

Empresa quer deixar de ser conhecida pelo backup e ser uma plataforma para gestão de dados. 481n5i

20 de novembro de 2017 - 14:21
Bob Hammer, CEO da Commvault.

Bob Hammer, CEO da Commvault.

A Commvault, até poucos anos atrás conhecida no mercado como um player de backup, se reposicionou como uma plataforma de gestão de dados e agora que um lugar central em um universo empresarial obcecado com informação.

A nova empresa esteve à mostra durante o Commvault Go!, a segunda edição do seu congresso para clientes e parceiros realizado recentemente em Washington, nos Estados Unidos. 

Surgida dentro da gigante de telecomunicações americana AT&T e no mercado de maneira independente desde o final dos anos 90, a Commvault e é considerada hoje a líder no Quadrante Mágico do Gartner para backup e recovery.

No entanto, muita coisa mudou nos últimos 10 anos, mudanças que colocariam um player de nicho em condições de ter ambições bem maiores do ajudar gerentes de infraestrutura de TI a  gerenciar backup de longo prazo em fita.

“Nós somos guardiões dos dados, não mais caras de TI”, disse durante seu keynote Al Bunte, COO da Commvault, agregando que no cenário atual “as organizações que não sabem os dados que tem, não sabem os dados que não tem e não conseguem achar nada”.

Bunte deu a tônica do discurso da Commvault. Tendências em alta no mundo de tecnologia como computação em nuvem em software como serviço não eliminam a necessidade de políticas próprias de gestão de dados (backup, para usar a expressão antiga): na verdade, elas tornam o assunto mais complexo.

A oportunidade de crescimento vislumbrada pela Commvault está nessa complexidade, que multiplicou dados (muitas vezes os mesmos, ou versões diferentes dos mesmos) dentro da infraestrutura on premise das empresas, em diferentes nuvens e softwares comprados como serviço.

O problema não será solucionado, pelo menos no discurso da Commvault, por uma migração ainda maior para nuvem. 

A expressão “efeito bumerangue”, que descreve a volta de algumas atividades da nuvem para dentro das empresas como parte de uma reavaliação de que casos de uso são realmente válidos para cloud computing foi usada bastante durante o Commvault Go!.

“Armazenamento é TI legada. O novo mundo tecnologia de dados envolve compartilhamento de informações entre plataformas de hardware, nuvens e software como serviço”, resumiu Bob Hammer, CEO da Commvault, durante seu keynote.

A proposição atual da empresa é ser uma plataforma para conhecer, mover, gerenciar e recuperar os dados de maneira centralizada e agnóstica respeito a onde eles estejam armazenados. 

Executivos da companhia frisam que a Commvault está desenvolvendo tecnologia com esse foco há quase duas décadas, sem recorrer a aquisições, o que dá ao seu produto um nível de integração diferenciado.

A posição de mercado da Commvault, no entanto, não é tão cômoda assim. A empresa é líder no Quadrante Mágico do Gartner, mas, entre 2016 e 2017, outros competidores como IBM e Veeam cortaram distância e estão mais próximos, assim como a EMC, agora dentro da Dell, e a Veritas, recuperando terreno depois da fusão mal sucedida com a Symantec.

A Commvault compete com todos esses pesos pesados, sendo ela mesmo uma empresa de médio porte, com receita de US$ 650 milhões no ano fiscal 2017, fechado em maio com alta de 9% na receita.

Além dos grandes, a empresa enfrenta novos competidores como a startup Rubrik, fundada em 2015, começam a fazer barulho (em dois anos, a empresa já está no Quadrante, ainda que seja no segmento de visionários).

Assim como em outros segmentos do mercado, a aposta da Rubrik é por uma abordagem hiperconvergente, no qual software de backup é oferecido dentro de um appliance próprio, simplificando a compra. 

Recentemente, a Commvault fechou um acordo em um sentido similar, embarcando seu produto nos servidores da Cisco. Durante o Commvault Go!, foi anunciado outro acordo com o Google.

* Maurício Renner cobriu o Commvault Go! em Washington a convite da Commvault.

Leia mais 59b1u

DADOS

Commvault acelera no Brasil z3a6w

Há 2753 dias
BACKUP

Veeam: salto de 75% no Brasil 5p3h2i

Há 3023 dias
DATA CENTER

Symantec migra para nuvem da Azure 5c94x

Há 2776 dias
A TRABALHO

CMO da Commvault vai para Pólo Sul 3l7m

LIDERANÇA

Veeam tem novo country manager 5v4r11

SEGURANÇA

Por que se preocupar em gerenciar as cópias de dados? 1r67

CONTRATAÇÃO

Commvault tem novo country manager 56693r

NUVEM

Extintores de incêndio derrubam Azure 5b106m

DADOS

Cemig migra para DC da Sonda Ativas 2e552v

SEGURANÇA

Oliveira, ex-Blue Coat, assume Symantec 67115w

DATA CENTER

Veeam: canal mira grandes empresas 5n4b1x