(2).jpg?w=730)
Marcelo Claure, novo vice-presidente executivo global da Shein. Foto: Divulgação
A Shein, gigante chinesa de fast fashion, acaba de nomear Marcelo Claure como o novo vice-presidente executivo global da companhia.
Claure entrou na varejista em janeiro deste ano como chairman para a América Latina, quando investiu US$ 100 milhões na operação brasileira da Shein.
Em outubro, assumiu como vice-chairman do grupo, e agora a a assumir o comando global da companhia, atuando diretamente com Sky Xu, fundador e CEO global da Shein, e com Donald Tang, presidente executivo global da empresa.
Anteriormente, o executivo boliviano naturalizado americano atuou como Chief Operating Officer (COO) do Softbank, onde trabalhou por cinco anos, durante os quais o fundo japonês investiu pesado na América Latina.
Na empresa, era o responsável pela operação latina, lançada em 2019, e pela contratação de todo o time local, além de supervisionar 40 empresas do portfólio do SoftBank.
O executivo também conta com uma agem de seis anos na Sprint, como presidente e CEO, além de membro do conselho de diretores e chairman; e outra de 16 anos na Brightstar, onde ou pelos mesmos cargos.
Outras experiências de Claure incluem a SB Product Group, Small World Communications e USA Wireless.
Atualmente, é membro do conselho de diretores da T-Mobile; co-presidente do conselho consultivo do Instituto de Digital, Data and Design de Harvard; chairman e sócio-gerente da Bicycle Capital; e fundador e CEO do Claure Group.
No novo cargo na Shein, Claure será responsável por contribuir com iniciativas de crescimento estratégico em todos os mercados globais onde a Shein atua, conforme noticia o portal Startups.
“A Shein redefiniu o que conhecemos como cadeia de suprimentos e modelo de produção para levar a beleza da moda a clientes de todo o mundo de uma forma que nenhuma outra empresa global fez antes. O que me atraiu na Shein foi seu modelo de negócios exclusivo e a maneira inovadora como trabalha com designers e fornecedores locais em comunidades de todo o mundo", declara Claure.
Fundada em 2008, a Shein é uma varejista chinesa de fast fashion online conhecida por suas peças com preços íveis.
Em abril deste ano, a companhia anunciou que faria uma parceria com 2 mil fabricantes no Brasil para nacionalizar a produção de 85% de seus produtos vendidos no país dentro de até quatro anos.
Hoje, todos os produtos de marca própria da Shein são fabricados na China, em dezenas de milhares de fábricas afiliadas, e exportados para os 150 países onde a empresa tem atuação.