PÚBLICO

BrasiliApp chega ao fim após ameaça 3z1g1g

Desde 2018, aplicativo disponibiliza gastos mensais de deputados federais. 6q477

24 de março de 2023 - 10:43
Anilton Veiga, criador do BrasiliApp (Foto: LinkedIn)

Anilton Veiga, criador do BrasiliApp (Foto: LinkedIn)

O BrasiliApp, aplicativo que disponibiliza todos os gastos mensais de deputados federais, chegou ao fim depois de cinco anos no ar por conta de uma ameaça recebida pelo seu desenvolvedor Anilton Veiga.

O anúncio foi feito através do LinkedIn por Veiga, que criou o aplicativo quando ainda era estudante de engenharia de software.

Em nota de esclarecimento, o profissional afirmou que a decisão foi tomada pensando em sua segurança pessoal, “em temor por sua segurança e de sua família”.

Veiga conta ter recebido uma ameaça à sua vida durante o processo eleitoral de 2022 via e-mail, assinada por “Nomen Nescio”, termo latim para descrever uma pessoa anônima. A mensagem continha seu endereço residencial, dado conhecido por poucas pessoas.

“É muito importante que esta mensagem seja lida com muita calma e tranquilidade. Existem coisas que não é possível contornar e algumas ações e atitudes podem custar um preço que muitas vezes é caro e não vale o esforço. Outras coisas podem acontecer em um casa qualquer na rua [censurado] no número [censurado] na cidade de [censurado]”, dizia o e-mail.

Antes de receber a ameaça, Veiga estava trabalhando para transformar o BrasiliApp em um projeto open-source. No último ano, um grande número de profissionais de tecnologia ou a querer contribuir para o funcionamento do aplicativo. 

No futuro, a ideia era exibir também dados de deputados estaduais e despesas de prefeituras.

Criado em 2018, o BrasiliApp atingiu mais de 220 mil s. Nele, era possível ter o a dados como notas fiscais, reembolsos, gastos com agens aéreas, alimentação e combustível — informações que têm sua publicação amparada pela Lei de o à Informação.

Leia mais 59b1u

PLANOS

Oito reuniões para salvar o Ceitec 1i5l

Há 834 dias
GOLPE

PIX facilita investigação do ataque no DF 4c231t

Há 857 dias
NOMES

Assumpção de volta na Dataprev 56x19

Há 857 dias
TRANSFORMAÇÃO

Francisco Gaetani assume secretaria no Governo Federal 1i4e68

GEOLOCALIZAÇÃO

PF usará dados de operadoras para identificar extremistas 2k673n

TERRORISMO

Meta remove conteúdo pró-invasão em Brasília 4j3s2l

GOVERNO

Ex-reitor da USP assume secretaria estadual 6x541