.png?w=730)
Vahan Agopyan, novo secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação)
Vahan Agopyan, ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), é o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, nomeado pelo atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Agopyan já dirigiu a área na Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo entre 2008 e 2009, na gestão de José Serra (PSDB).
Além disso, foi diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); coordenador de ciência e tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo; pró-reitor de pós-graduação, vice-reitor e reitor da USP; e presidente do Conselho do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).
Engenheiro civil e mestre em engenharia urbana e de construções civis pela Poli-USP, o acadêmico também é doutor em engenharia civil pelo King’s College London, do Reino Unido.
Agopyan estuda atualmente a qualidade e sustentabilidade da construção civil e a implantação de atividades de inovação.
Ao longo da carreira, o novo secretário já orientou 23 teses de doutorado, 25 dissertações de mestrado e sete iniciações científicas.
Segundo o Valor Econômico, Agopyan havia assinado em outubro um manifesto contra a eleição de Freitas, articulado pela historiadora Lilia Schwarcz e por Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp.
O acadêmico garantiu à Folha de S. Paulo que o governador está ciente do não apoio e isso não foi um problema para ele, uma vez que o documento não se referia diretamente ao político, afirmando apenas que “a única garantia de um novo Brasil, menos polarizado, mais cidadão e democrático” seriam Lula e Fernando Haddad.