
Leonardo Coelho é o novo CEO da Americanas.
A Americanas tem um novo CEO: Leonardo Coelho, ex-diretor na Alvarez & Marsal, uma gigante de consultoria especializada em salvar empresas de apuros recentemente contratada pela varejista brasileira.
Coelho substitui João Guerra, um profissional de carreira da Americanas que foi nomeado CEO interino logo depois de estourar o escândalo das “inconsistências contábeis”, que levaram a empresa para uma recuperação judicial.
Guerra, que fez carreira na área de TI da Americanas, voltou a atuar no cargo de diretor de Recursos Humanos. Com isso, ele se torna um dos poucos executivos no nível de diretoria a ter sobrevivido no cargo dentro da empresa.
Coelho atuava como sócio do Alvarez & Marsal desde 2011. O profissional tem uma agem relevante pela operação brasileira da Siemens, onde entrou como trainee em 1997 e chegou a ser CFO entre 2005 e 2008.
“O Leonardo Coelho Pereira é um executivo com sólidas e bem-sucedidas experiências em empresas do setor de varejo, assim como em ambiente de consultoria de reestruturação, tendo exercido posições de liderança em empresas dominantes em seus segmentos”, escreveu a varejista, em fato relevante.
A Americanas está focando suas contratações de alto escalão em profissionais com experiência em situações críticas. Além de Coelho, a varejista já tinha contratado também Camille Faria para o cargo de CFO.
Faria veio do mesmo cargo na TIM, mas o seu ponto forte foi ter liderado o processo de recuperação judicial da Oi.