HMMM

Mais um varejista em apuros? O galpão de logística pode ser a ponta do iceberg. 3l2de

16 de fevereiro de 2023 - 08:53
Loja da Tok&Stok em Manaus. Foto: Divulgação.

Loja da Tok&Stok em Manaus. Foto: Divulgação.

A Tok&Stok, uma das maiores varejistas de móveis do Brasil, está sofrendo uma ação de despejo em um dos seus galpões logísticos, por atraso no pagamento do aluguel do espaço.

O fundo imobiliário Vinci Logística entrou com a ação nesta quarta-feira, 15, revela o Brazil Journal.  A Tok&Stok ainda não pagou o aluguel que venceu no início do mês.

A empresa utiliza o galpão desde 2020 e esta é a primeira vez que deixou de pagar o aluguel em dia, segundo a matéria do Brazil Journal. 

Na ação de despejo, a Tok&Stok tem o direito de pagar o aluguel, acrescido de uma multa, para conseguir manter o contrato. 

A Vinci Logística agiu rápido, pedindo o despejo apesar do contrato ter duração de 10 anos e um seguro-fiança com cobertura equivalente a doze aluguéis vigentes. A empresa tem outros 15 galpões no portfólio. 

Uma parte do motivo pode ser a atratividade do ativo. O galpão da Tok&Stok fica em Extrema, uma cidade perto da fronteira de Minas Gerais com São Paulo, que é conhecida como “a capital dos galpões” e tem bastante demanda. 

Outro pode ser que a Vinci Logística está agindo com cautela extra, em um momento no escândalo da Americanas parece estar jogando sombra em todo o varejo brasileiro. 

O atraso no aluguel poderia ser interpretado pelo locatário como um sintoma de problemas mais sérios de caixa e um aviso para picar a mula. 

Apesar do discurso inicial das empresas do setor de que o caso da Americanas era isolado, fatos no sentido contrário vêm se acumulando nas últimas semanas.

Depois do pedido de recuperação judicial da Americanas, a CVC e a Marisa contrataram assessores financeiros para reestruturar suas dívidas. No caso da varejista de moda feminina, o presidente e membros do conselho saíram.

A Oi ganhou uma liminar que suspende temporariamente suas obrigações e sinalizou novo pedido de recuperação judicial, enquanto a agência de classificação de risco S&P Global Ratings avisou que a Gol pode aprovar uma reestruturação que equivaleria a um default.

O site Bloomberg agrega outros fatores que estão deixando os investidores temerosos de um novo quadro de crescimento econômico morno, inflação persistente, juros altos e confiança comprometida.

Leia mais 59b1u

CRIMES

Golpistas apostam na Americanas 4i723f

Há 838 dias
OLÁ

SAP entra na Lojas Renner 5c616e

Há 830 dias
SAÚDE

Dasa tem nova diretora de inovação aberta 656w2i

Há 831 dias
LIDERANÇA

Ex-Natura é nova head de inovação aberta da The Bakery f4d4w

ESCÂNDALO

As perguntas sem repostas sobre o caso Americanas 3j5bm

E-COMMERCE

Site da Americanas cai 57% em visitas 6w186y