
Renan Guedes, CEO da Exed Consulting.
A Exed Consulting, uma das maiores consultorias SAP em atuação no Brasil, acaba de implementar o software de gestão S/4 da SAP rodando na nuvem pública.
Como não poderia deixar de ser, a Exed entregou o projeto para ela mesma.
Em nota, a SAP destaca que com o novo ERP, conhecido no jargão interno da multinacional como “SAP S/4HANA Cloud, Public Edition”, já cortou pela metade o tempo de fechamento no Brasil para a Exed, hoje presente em sete países.
“A empresa operou muito bem durante anos e, com a abertura dos novos escritórios para ampliar nossa diversificação com investimento direto no exterior, precisávamos de uma plataforma unificada e robusta para sustentar a estratégia”, afirma Renan Guedes, CEO da Exed Consulting.
Além de consolidar dados financeiros, o novo ERP alinha os processos às leis de privacidade de dados e tem um recurso para facilitar a criação de subsidiárias.
Os próximos os da empresa são fazer o roll out do novo sistema nos Estados Unidos e em Portugal, para depois chegar nos outros países da América Latina onde a Exed tem presença como Argentina, México, Colômbia e Chile.
A Exed planeja fechar o ano com um faturamento de US$ 20 milhões e ter 50% da sua receita vinda de fora do Brasil em cinco anos.
Fundada em 2013, a Exed Consulting é uma gold partner SAP que atende 30 das 250 maiores empresas brasileiras. Entre elas, estão clientes como Braskem, Claro, Comgás, Electrolux, Porto e Raízen.
Além dos ganhos na sua própria gestão interna com o S/4 rodando na nuvem pública, a Exed pode ter em vista demonstrar para potenciais clientes que em casa de ferreiro os espetos podem sim ser de ferro.
O S/4 Public Edition é descrito pela SAP como um ERP nativo cloud, com um custo de implementação 50% menor.
Pelas movimentações da SAP nos últimos anos, é possível ver que a versão é o foco das inovações de produto e da estratégia comercial da multinacional alemã, e, por tabela, dos seus parceiros.
A Exed, aliás, tem mostrado trabalhar alinhada com a SAP: recentemente, a empresa abriu em São Paulo em parceria com a multinacional a primeira unidade latino-americana do AppHaus, um espaço dedicado à coinovação baseada na tecnologia Business Technology Platform (BTP).
Na prática, o AppHaus é um espaço onde as empresas e instituições de ensino podem colaborar para resolver problemas de negócio apresentados por clientes.
Em uma imersão que dura entre dois e cinco dias, o cliente apresenta uma questão. A partir disso, coaches de Design Thinking e de Experience (UX) design facilitam o processo e parceiros acadêmicos ou de software colaboram para construir uma solução inovadora.