Décio Krakauer, CEO da Ramo.
A Ramo, uma das maiores parceiras da SAP na linha de software para pequenas e médias empresas Business One, acaba de abrir uma subsidiária no Peru, sua primeira operação fora do Brasil.
O objetivo da nova operação sediada em Lima é cobrir os mercados do Peru, Chile e Paraguai, agregando 100 novos clientes nos próximos dois anos. É uma cifra significativa, tendo em conta que a base de clientes brasileiros conta com 600 nomes.
Assim como no Brasil, a Ramo quer formar uma rede de vendas indiretas do B1, com 15 parceiros espalhados nos três países vizinhos.
“O mercado de SAP Business One já opera há alguns anos no Peru, com centenas de clientes e por meio de parceiros SAP. No entanto, avaliamos o grande potencial de mercado na América Latina pela adesão de soluções verticais e já desenvolvidas pela Ramo no Brasil”, avalia Décio Krakauer, CEO da Ramo.
A operação local ficará a cargo de José Luis Yarlequé, um profissional experiente no mundo B1. Ele liderou uma das primeiras implementações do ERP no país, ainda em 2006, ando depois por algumas consultorias peruanas especializadas em SAP.
A Ramo planeja, ainda, ampliar a base de atuação e inaugurar mais três filiais em países da América Latina até o final de 2024.
Em maio, a Ramo fez um outro movimento voltado para a internacionalização da empresa, ao aderir ao Linkedworld, um grupo de cinco parceiros do B1 pelo mundo, criado para facilitar a cooperação em grandes projetos internacionais.
O principal foco é atender da melhor forma as particularidades de cada cliente em diferentes países, seguindo regras fiscais, contábeis e a legislação local.
Muitas grandes organizações usuárias dos sistemas mais “parrudos” da SAP implementam o B1 em subsidiárias ou empresas adquiridas em outros países, o que implica algumas adaptações locais que nem sempre fazem parte da expertise do parceiro no país onde fica a matriz.
A situação é especialmente verdadeira no Brasil, que tem um sistema tributário mais complexo do que a média.
A Ramo opera no Brasil através de uma rede de 230 entre parceiros e indicadores, distribuídos pelas principais regiões, com soluções para clientes de 15 verticais do mercado, além de cinco filiais próprias.