
A Zoop atua com uma plataforma white label para meios de pagamento e serviços financeiros. Foto: Divulgação
A Zoop, plataforma carioca de serviços financeiros e meios de pagamento, adotou a plataforma de observabilidade da Datadog, plataforma norte-americana de monitoramento para aplicações em nuvem, em um projeto entregue pela Delfia.
A necessidade da solução deu-se pelos altos custos com licenciamento que a empresa enfrentava ao utilizar 10 ferramentas diferentes de monitoramento em sua operação.
A demanda por rapidez também influenciou a implementação, pois, com servidores em nuvem, a Zoop precisava de velocidade para realizar o cadastro do cliente, emissão de cartão de crédito, white label e checagem de informações no Banco Central.
Na prática, o sistema acompanha a transação e envia os dados para a plataforma da Zoop, que devolve a autorização de pagamento em tempo hábil para não impactar o cliente — o que exige processos ágeis para a conclusão da transação online.
Dessa forma, a empresa substituiu as 10 soluções de monitoramento pela plataforma da Datadog.
A ferramenta é utilizada para acompanhar os grandes volumes das movimentações financeiras dos clientes e mapear os logs, como são chamados os registros detalhados de eventos e atividades.
Para o time de TI da Zoop, a análise de logs é crítica para diagnosticar problemas e avaliar o desempenho dos sistemas, automatizando uma rede complexa na nuvem.
Segundo a empresa, todo o parque da Zoop está em nuvem, ligado a 500 monitores de performance da Datadog que, a partir de parâmetros pré-definidos, apontam quando um sistema está fora do padrão, chegando a indicar as possíveis correções.
“O alinhamento de nossos processos à disciplina da observabilidade e a rapidez na resolução são conquistas que se transformaram em um grande diferencial de negócios da plataforma de pagamentos Zoop”, diz Laszlo Fent, gerente de tecnologia da Zoop.
Com a solução, a companhia afirma ter reduzido o tempo de aprovação das transações de pagamento, diminuído a negação de serviços por falta de informações e aumentado o acordo de nível de serviço (SLA, na sigla em inglês) entregue pela Zoop a seus clientes.
“Alcançamos o chamado ‘full resolution time’, identificando a raiz dos problemas tanto das aplicações quanto da infraestrutura – isso nos permite fazer ajustes rápidos”, afirma Fent.
Conforme a empresa, a análise da infraestrutura e da performance das aplicações, que antes levava horas, agora é feita em minutos, e o período entre a identificação e a correção de um problema ou de 20 dias para sete dias.
Outra melhoria registrada pela Zoop foi a redução no tempo médio de atendimento ao cliente de 12 dias para seis horas.
Criada em 2013, a Zoop atua com uma plataforma white label para meios de pagamento e serviços financeiros voltada a empresas de varejo, marketplaces e negócios B2B.
Seu portfólio de clientes inclui mais de 550 empresas, como Elo7, Food to Save, iFood, Invisalign, Infracommerce, Nubank, OLX, Sympla e Wework.
A Datadog foi fundada em 2010 na França, mas transferiu sua sede em 2016 para Nova Iorque, onde abriu capital na Nasdaq em 2019.
A empresa monitora nuvens da AWS, Azure, Google Red Hat, Openshift, VMware e OpenStack e teve faturamento de US$ 1,6 bilhão em 2022.
Originada da Interadapt Solutions, a Delfia era conhecida como Econocom até o ano ado, quando suas operações brasileiras foram vendidas para Bocchi, CEO da companhia no Brasil há quatro anos.
Em 2022, a empresa fechou o ano com um faturamento de R$ 175 milhões, alta de 45,83% em comparação com o ano anterior. Hoje, conta com 420 colaboradores e 170 clientes.