
Rodrigo Moreira, head da XP Empresas.
A XP Empresas, braço de soluções corporativas da XP, acaba de abrir uma operação focada em startups, com uma meta ambiciosa: atender pelo menos 250 startups dentro de um ano.
Em nota, a XP fala em um “hub de serviços para o ecossistema de startups”, com “produtos e serviços sob medida”.
Falando de maneira um pouco mais prática, a XP oferece desde produtos financeiros típicos como conta corrente, cartão e crédito até atendimento mais consultivo em temas como planejamento financeiro e sucessão.
A oferta mais chamativa, que provavelmente será coisa para poucas empresas, é um serviço de advisory, com o a mentoria de alguns dos seus principais executivos, incluindo aí José Berenguer, CEO do Banco XP.
O hub já começa com 50 clientes, empresas que têm algum tipo de relacionamento com a XP.
O foco são empresas com pelo menos metade da receita originada de canais digitais que tenham na tecnologia a principal ferramenta para endereçar as soluções para seu mercado alvo e possuam modelos de negócio com alta escala.
No longo prazo, o plano faz ainda mais sentido para a XP na medida que alguns desses clientes podem estourar, se tornar empresas de grande porte e serem clientes de outros serviços, no qual é possível ganhar dinheiro para valer.
“Queremos estar juntos desses clientes na sua jornada de crescimento e desenvolvimento de negócio. Vemos muitas oportunidades cross aqui dentro da XP, em outras frentes em que temos excelência, como o private banking e o investment banking”, destaca Rodrigo Moreira, head da XP Empresas.
Segundo uma matéria recente do Valor Econômico, a área de empresas da XP tem dobrado a base e o volume de negócios ano a ano.
Nessa área, as clientes com faturamento abaixo de R$ 1 bilhão são hoje 40 mil, com R$ 60 bilhões sob custódia na XP.
Recentemente, a XP comprou uma participação minoritária na Virgo, holding voltada para a infraestrutura de serviços tecnológicos para o setor financeiro.
Com o aporte, em valor e proporção não revelados, a companhia poderá acelerar o plano de construir um marketplace de o a capital para empresas e projetos de médio porte no Brasil.