
WPP aposta em concentrar funcionários. Foto: Pexels.
A gigante de publicidade e comunicação britânica WPP vai construir uma nova sede em São Paulo, visando abrigar 7 mil funcionários das suas 26 empresas atuantes no Brasil, o que inclui também agências digitais e empresas de tecnologia.
A lista inclui as agências digitais i-Cherry, Jüssi e Fbiz, além da Pmweb, companhia de serviços e tecnologia para marketing e CRM, a Corebiz, uma das maiores parceiras da plataforma de e-commerce da VTEX no país e a DTI, uma companhia de desenvolvimento de software.
Hoje em dia, 60% da receita da WPP no Brasil já vem de serviços digitais, que incluem tecnologia e performance.
Segundo revela o Neofeed, a sede (ou campus, para usar a linguagem na moda) ficará no bairro da Vila Leopoldina, uma região que tem atraído cada vez mais startups e empresas da indústria criativa da capital paulista e deve ficar pronta até o começo de 2025.
A WPP tem usado essa estratégia em vários locais onde atua. Atualmente, ela já conta com 35 campus ao redor do mundo, em países como Holanda, Espanha, EUA, Índia, Portugal e Inglaterra.
“Temos uma análise em que um campus melhora a integração, a colaboração e a criatividade. Quando as pessoas estão juntas e têm a oportunidade de trabalhar com pessoas diferentes, elas são mais criativas”, diz Stefano Zunino, que comanda a WPP no Brasil, ao NeoFeed.
Apesar de estar investindo milhoes em uma sede super fina em São Paulo (veja mais abaixo), Zunini disse ao Neofeed que a ideia da WPP é manter um modelo híbrido de trabalho, em que os funcionários não serão obrigados a estarem presentes todos os dias da semana.
COMO SERÁ
O projeto do campus de São Paulo ocupará um terreno de 20 mil metros quadrados e será projetado pelo arquiteto brasileiro Gustavo Utrabo. O edifício terá cinco pavimentos, que tomarão de 11 mil metros quadrados e serão conectados por arelas e escadas que levam a grandes espaços de convivência e galerias.
Além de um auditório, o térreo será aberto ao público e contará com lojas, cafés, restaurantes e uma grande área verde. O campus prevê também vários outros serviços disponíveis para as equipes da WPP, incluindo creche e academia.
O projeto de paisagismo foi desenvolvido pelo arquiteto Raul Pereira e incorporará mais de 110 espécies de plantas e árvores nativas da Mata Atlântica em seus mais de 7 mil metros quadrados de espaço de jardim.