.jpg?w=730)
Nelson Mattos. Foto: divulgação.
A Unico, player de destaque em biometria facial e digital, anunciou a contratação de Nelson Mattos como Chief Technology Officer (CTO) da companhia, com status de vice-presidente.
Mattos traz a experiência dos sete anos em que atuou como vice-presidente de produto e engenharia do Google para Europa e mercados emergentes e também como vice-presidente da IBM entre 1991 e 2007.
Na Big Blue, o executivo foi engenheiro e vice-presidente de tecnologias da informação e do usuário, além de ter sido professor da Universidade de Kaiserslautern, na Alemanha.
No Google, o executivo aumentou o número de funcionários técnicos na Europa de menos de 300 para mais de 3,5 mil engenheiros, além de liderar a abertura da incubadora de empresas Google Campus em Londres e São Paulo.
Nos últimos tempos, Mattos vem atuando como consultor e participando de conselhos de istração. Desde 2017, também é COO pro bono da Fundação Karimu, que faz trabalho voluntário pela redução da pobreza em países da África e sudeste da Ásia.
Desde 2015, o novo CTO já atuava na estratégia da Unico como conselheiro e, recentemente, assumiu a liderança de uma área com cerca de 370 pessoas.
“O Nelson agrega uma sólida experiência e capacidade de inovar que serão essenciais para liderar nosso time focado em implementar um ecossistema de identidade digital que simplifica a vida das pessoas, tendo como premissa a segurança e privacidade”, destaca Diego Martins, CEO da Unico.
O time de tecnologia da Unico também ganha outros dois reforços: Diego Nogueira, que assume como diretor de estratégia; e Davi Reis, como Chief Advisor Officer. Os dois são fundadores da startup WorldSense, vendida para a Loggi, além de serem ex-Google.
Fundada em 2007, a Unico é a líder no país em tecnologia de biometria facial, com projetos implementados em mais de 850 empresas, entre elas Itaú, Santander, Bradesco, Magalu, Pernambucanas, C6 Bank, Banco Original e B2W.
Sediada em São Paulo, possui escritórios em Londrina, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Em sua última rodada de investimentos, em abril deste ano, a IDtech foi avaliada em US$ 2,6 bilhões, tornando-se a segunda maior empresa de software as a service da América Latina em valuation — atrás apenas da Totvs, que vale US$ 4,6 bilhões na B3.