Tamanho da fonte: -A+A f3m3k

Nova apropriação do app de mensagens instantâneas. Foto: Baguete
Uma nova funcionalidade para o WhatsApp tem tomado alguns sites de notícias e blogs de conteúdo pela internet. Alguns dados divulgados pelo For The Win [FTW], site viral de esportes do USA Today, mostraram que o compartilhamento dos leitores pelo app chegou a 18%.
O crescimento se deu graças a um botão de compartilhamento específico para o WhatsApp. O número ultraou inclusive a fatia de 13% que compartilha pelo Twitter.
O botão de compartilhamento de conteúdos foi lançado para iOS pelo WhatsApp no fim de 2013. Outras empresas podem incluí-lo em suas páginas, como explica o FAQ da companhia. Entre os maiores usuários, hoje, estão o Buzzfeed e o Shazam.
Em entrevista ao Recode, o presidente do BuzzFeed, Jon Steinberg, afirmou que o botão de do WhatsApp tornou-se uma opção cada vez mais popular de compartilhamento para seus leitores.
Ele foi integrado ao app para iOS em outubro, e de lá para cá os compartilhamentos têm dobrado, mês a mês, de acordo com o VP de desenvolvimento de negócios do BuzzFeed, Ashley McCollum.
Ao Digiday, a equipe do Shazam declarou que o WhatsApp já responde por 10% de toda a atividade de compartilhamento do serviço.
Isso mostra claramente uma nova apropriação na utilização do app de mensagens instantâneas para smartphones, que até então, aqui no Brasil, sua grande utilização se restringe como um canal de relacionamento, adotado pelos veículos de comunicação e empresas.
Outro detalhe relevante é que, ao contrário do Twitter e Facebook, o app não conta com um feed de dados, onde os usuários possam publicar informações. O compartilhamento é direto, na maioria das vezes, um para um, tornando o seu uso mais eficaz.
Essa facilidade de uso é apontada pelos pesquisadores como o maior trunfo do mensageiro frente a outros formatos de distribuição de informação através de dispositivos móveis, como o SMS e o e-mail.
No fim de abril, o WhatsApp anunciou ter alcançado a marca de 500 milhões de usuários utilizando a ferramenta regularmente, que compartilham mais de 700 milhões de fotos e 100 milhões de vídeos diariamente.
INICIATIVAS DE RELACIONAMENTO
Em março desse ano, a rádio Gaúcha, do grupo RBS foi pioneira no estado em abrir um canal do WhatsApp para conversar com os ouvintes.
No país, a Folha de S.Paulo, a Tribuna do Ceará e o tablóide popular carioca Extra já utilizam o aplicativo para se aproximar do público.
A adesão da plataforma como um canal mais direto de conversação tem trazido maior humanização às empresas. Ainda nessa proposta de diálogo com o público, O Boticário atendeu clientes de todo o Brasil através do aplicativo, para dar dicas de beleza em comemoração ao Dia das Mulheres.
Por 24 horas, um exército de experts estiveram de plantão para oferecer conteúdos exclusivos, como vídeos tutoriais e o a o para esclarecer de forma ainda mais clara as dúvidas das participantes, além de contribuir para o repertório das consumidoras.
Além da empresa paranaense, a Sonae Sierra Brasil, a de shoppings em quatro regiões do país, como Manaus, Londrina, Uberlândia e São Paulo, adotou o uso do WhatsApp para atender seus clientes.
O projeto teve início no Shopping Metrópole de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Em seguida, foi implementado nos demais shoppings como o Parque D. Pedro, em Campinas, e Uberlândia.