.jpg?w=730)
Foto: Pexels
O WhatsApp Business abriu sua API para que empresas de qualquer porte possam utilizar seu serviço em nuvem de forma gratuita.
Antes, quem podia ar essa API eram somente grandes empresas, como bancos e operadoras, e parceiros homologados pelo app de mensageria, os chamados Business Solution Providers (BSPs).
“Qualquer empresa ou desenvolvedor pode ar facilmente nosso serviço, operar diretamente no WhatsApp para personalizar sua experiência e acelerar o tempo de resposta aos clientes usando nossa WhatsApp Cloud API, segura e hospedada pela Meta”, disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta
Além da hospedagem, o grupo também vai prover a manutenção e a capacidade de processamento para as empresas que usarem sua API na nuvem. Isso deve permitir o o mais rápido às novas funcionalidades que forem lançadas pelo WhatsApp.
O o deixa de ser um diferencial competitivo em relação aos BSPs, que precisarão se diferenciar pela oferta de serviços de valor agregado, como plataformas de comunicação omnichannel, desenvolvimento de bots e processamento de linguagem natural.
Lançado em janeiro de 2018, o aplicativo WhatsApp Business foi desenvolvido para atuar na comunicação das pequenas e médias empresas com seus clientes, criando uma presença oficial para essas empresas no aplicativo, com ferramentas específicas para o segmento corporativo.
Segundo a Meta, cerca de 1 bilhão de usuários no mundo conversam com marcas semanalmente através dos apps da empresa, que incluem Instagram, Messenger e WhatsApp.