.png?w=730)
Foto: Divulgação
O Aeroporto de Viracopos, em São Paulo, adotou a tecnologia da Evolv, especializada em inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para eficiência operacional, para monitorar e ajustar os processos de limpeza do local.
Ao todo, foram instaladas soluções de IA e IoT em 40 banheiros do aeroporto, responsáveis por sinalizar a necessidade de limpezas sob demanda, em que o monitoramento dos banheiros alerta as equipes de higienização sobre qual o momento adequado para se deslocarem para cada local, em tempo real.
“Essa solução conta quantas pessoas aram pelo banheiro e a equipe é avisada no momento em que o local deve ser limpo, mediante a programação que ele faz, por exemplo: a cada 100 ageiros, contada por sensores no local, o gestor é avisado da necessidade de limpeza”, explica Leandro Simões, CEO da Evolv.
O projeto pode diminuir os custos em 40%, tanto em materiais quanto em uso de água, e na otimização das equipes que trabalham na manutenção do aeroporto.
Como resultado, Viracopos foi reconhecido como o quarto melhor aeroporto do mundo no que diz respeito à qualidade da limpeza do local, pela AirHelp Score, que ouviu dez mil usuários em 151 aeroportos globalmente.
Os sensores também estão presentes em equipamentos como elevadores, escadas e esteiras rolantes, para comunicar a equipe do aeroporto quando é necessária a manutenção de cada um.
A tecnologia identifica ainda por quanto tempo os equipamentos ficarão indisponíveis, além de apontar pela leitura de vibração, temperatura e energia elétrica o status da saúde dos motores, redutores, compressores, bombas e ares-condicionados.
Inaugurado em 1960, o Aeroporto de Viracopos fica localizado em Campinas, no interior de São Paulo, e é o segundo maior terminal aéreo de cargas do país. Apenas no ano ado, o local recebeu 12,5 milhões de ageiros.
Com milhares de sensores espalhados pelo Brasil, a Evolv foi fundada em 2021 e possui sede em Campinas, no interior de São Paulo.
Hoje, a startup é especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e IA em áreas como segurança, automação residencial e industrial, saúde e transporte.