.png?w=730)
Foto: Depositphotos
O número de bagagens extraviadas em aeroportos caiu globalmente de 7,6 para 6,9 a cada mil ageiros em 2023, mesmo com o aumento do fluxo de viajantes, que chegou a 5,2 bilhões, o maior em quatro anos.
Os dados são de um relatório da Sita, multinacional de TI especializada em aviação. Segundo a empresa, a tendência reflete um impacto positivo dos investimentos em tecnologia.
Entre 2007 e 2023, houve uma queda de 63% na taxa de manuseio incorreto de malas, enquanto o tráfego de ageiros aumentou 111%.
Apesar disso, o setor segue enfrentando desafios, especialmente no gerenciamento do aumento do volume de bagagens.
De acordo com a pesquisa, ainda é preciso avançar com a agenda de digitalização da área e redirecionar o foco em inteligência artificial para análise de dados e tecnologia de visão computacional no manuseio automatizado de bagagens.
Atualmente, dois terços das companhias aéreas oferecem despacho de bagagem sem assistência e 85% dos aeroportos oferecem a modalidade de autoatendimento.
Outro destaque diz respeito à quantidade de viajantes que usam seus smartphones durante sua jornada no aeroporto.
Hoje, 32% dos ageiros recebem informações sobre a coleta de malas diretamente em seus dispositivos móveis.
Por isso, entende-se que uma melhor comunicação e visibilidade para os ageiros pode incentivar um maior uso do autoatendimento digital e oferecer controle sobre a jornada.
Na coleta de malas, apenas 58% das companhias aéreas compartilham dados. Ao mesmo tempo, 66% dos aeroportos compartilham essas informações com as empresas aéreas.
Fundada em 1949, a Sita nasceu como uma cooperativa formada por 11 companhias aéreas. Hoje, está presente em mais de 200 países e estima ter mais de 6 mil funcionários em seu LinkedIn.
Além da automatização do embarque através de portões de autoatendimento, suas soluções abrangem operações aeroportuárias, bagagem, gerenciamento de fronteiras e comunicação de aeronaves.
Hoje, a empresa conta com 2,5 mil clientes em mais de mil aeroportos, com 17 mil aeronaves já conectadas para clientes em todo o mundo.