DADOS

Vazam mais 22 mil chaves Pix 5a1t4n

Desta vez, incidentes aconteceram nas fintechs Iugu e Pagcerto. 1u5f5m

12 de junho de 2024 - 11:01
Foto: Deposit Photos.

Foto: Deposit Photos.

O Banco Central reportou o vazamento de mais de 22 mil chaves Pix vinculadas a duas fintechs: a Iugu, plataforma de serviços para gestão de caixa e automatização de meios de pagamento, e a Pagcerto, sistema de comércio eletrônico adquirido pela Locaweb. 

Na Iugu, foram 19.849 dados cadastrais vazados, entre eles nome de usuário, F com máscara, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta. Na Pagcerto, foram 2.197 dados com as mesmas descrições.

Segundo o BC, os incidentes de segurança ocorreram “em razão de falhas pontuais em sistemas dessas instituições”.

“Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem o às contas ou a outras informações financeiras”, garantiu o órgão regulador.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais vazados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. 

Ainda de acordo com o BC, foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada dos casos e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Desde o início do Pix, em 2020, um total de 872.835 chaves de usuários já vazaram em 10 instituições: Banese, o, Logbank, Abastece Aí, Phi Pagamentos, Fidúcia, Sumup, Banpará, Iugu e Pagcerto. O maior foi no Banese, com dados cadastrais vinculados a 414.526 chaves Pix.

Em 2022, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, chegou a dizer que os vazamentos no Pix “não são tão relevantes” porque não incluem dados sensíveis. Campos Neto justificou que as informações expostas também constam em outros instrumentos, como cheques e cartões. 

Apesar disso, o presidente ressaltou que a autarquia busca comunicar todas as ocorrências. "Comunicamos 100% dos vazamentos no Pix, mesmo os menores", disse o executivo em um evento.

Leia mais 59b1u

PAGAMENTO

PagBrasil internacionaliza o Pix 6dk2a

Há 360 dias
B2B

Nava tem novo CFO 413e50

Há 361 dias
CORRIDAS

AWS: comercial inédito no Brasil 631m48

Há 362 dias
NUVEM

Elo migra infraestrutura para a Azure 162km

CONECTIVIDADE

UP2Tech doa R$ 100 mil em roteadores para o RS 381z3x

CRISE

As enchentes no RS aumentam o risco de ataques cibernéticos 4c5c5b