ENSINO

Unisinos reduz evasão no EAD com Gvdasa 85e35

Primeira fase do projeto já contribuiu para reduzir de 10% a 15% o número de evasões. 2v4h6z

10 de junho de 2013 - 17:32
Isa Mara Alves, da Unisinos. Foto: divulgação.

Isa Mara Alves, da Unisinos. Foto: divulgação.

Uma parceria entre a Unisinos e a Gvdasa, empresa integrante do Tecnosinos, está aliando pedagogia e softwares avançados para reduzir índices de evasão em cursos de Ensino à Distância (EAD).

Iniciado em 2011 e coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PIPCA) da Unisinos, o programa com a Gvdasa tem o objetivo de diminuir a evasão nos cursos 100% EAD da universidade. Atualmente, são cerca de 2,4 mil alunos cursando disciplinas exclusivamente no ambiente virtual.

A Gvdasa desenvolveu a parte do software e o conteúdo educacional incorporado na ferramenta foi desenvolvido pela Universidade, sob responsabilidade da assessoria pedagógica dos cursos a distância.

A solução alia inteligência artificial e o uso de algorritmos de data mining, coletando textos, posts, perguntas e os ao ambiente de EAD - no caso da Unisinos, o Moodle - identificando o perfil de cada aluno.

“Com o acompanhamento pelo software, podemos traçar um mapa do comportamento dos alunos das disciplinas, prevendo modelos de conduta indicando baixo rendimento e possível evasão”, explica Isa Mara Alves, gerente de Desenvolvimento de Ensino da Unidade Acadêmica de Graduação.

De acordo com a gerente, os dados são analisados pela equipe pedagógica dos cursos à distância, assim como disponibilizadas e discutidas junto aos professores e tutores.

"Assim é possível com mais agilidade não apenas reconhecer quais alunos necessitam de um acompanhamento mais próximo, mas também trabalhar atuar de forma mais próxima e personalizada", explica.

A primeira fase do projeto, implantada na metade de 2012 já contribuiu para reduzir de 10% a 15% o número de evasões. Para Gilmar Piaia, diretor da Gvdasa, o objetivo é reduzir pela metade o número de evasões nos cursos EAD.

 O projeto recebeu incentivo do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE), do CNPq. O objetivo da iniciativa é estimular a inserção de pesquisadores (mestres e doutores) nas micro, pequenas e médias empresas.

“Em maio de 2011, a GVDASA tinha dois pesquisadores. Hoje, são dez”, exemplifica Piaia.

De acordo com Isa Mara, o próximo o é agregar e aperfeiçoar novos dados e métodos para complementar a solução, não apenas em uma análise quantitativa, mas também empregando a interpretação das postagens dos alunos.

IMPORTANTE

A investida da Unisinos em fortalecer sua base de alunos no EAD acompanha outros movimentos de universidades vizinhas nesta tecnologia. Um exemplo é o da Universidade Feevale, que anunciou no início do ano a troca do Moodle pelo Blackboard.

A universidade hamburguense fechou um contrato de cinco anos com a multinacional norte-americana. O valor investido na nova solução não foi divulgado.

O projeto contempla a aquisição de plataforma de educação à distância, de colaboração online (webconferência), soluções mobile e hospedagem gerenciada.

Segundo a Feevale, a mudança partiu de um estudo realizado pela universidade durante o ano de 2012, o qual indicou produtos e serviços que pudessem atender à instituição, tanto em relação à metodologia de ensino quanto às necessidades técnicas para o EAD.

Até agosto, quando ocorre a implantação definitiva de todos os produtos e serviços envolvidos no contrato, as equipes de Blackboard e Feevale trabalharão na formação de professores e tutores, na integração dos sistemas e na adaptação de conteúdos ao novo formato.

“O objetivo é garantir a otimização de todos os novos recursos no ensino”, explica Ana Karin Nunes, coordenadora de Educação à Distância da universidade gaúcha.

Leia mais 59b1u

AJUDINHA

Endeavor: empreendedorismo via EAD 5h4e2s

Há 4374 dias
CARREIRA

Dienstmann é nomeado presidente da Cisco Brasil 412l71

Há 4386 dias
E-LEARNINGCENTER

Totvs treina clientes via plataforma de EaD f4i62

Há 4408 dias
ENSINO

Unisinos reduz evasão no EAD com Gvdasa 85e35

TREINAMENTO

Banrisul lança EAD baseado em Moodle 4v541j

MÍDIAS SOCIAIS E BLOGS

Unisc e CRM especializam professores com EAD 564s1r

INSTALAÇÃO

Furukawa oferece EAD gratuito de boas práticas 461e

COBRINDO DISTÂNCIAS

Feevale adota Blackboard no EAD 133842

E-LEARNING POWER

Ibmec migra para Blackboard no EAD 3r6f51