
TRE Roraima - Foto: TRE-RR
O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) optou por padronizar seu parque de rede por meio de soluções da Cisco, em um projeto desenvolvido pela Teltec Solutions.
A estratégia visou facilitar o gerenciamento tecnológico e proporcionar maior visibilidade do ambiente, integrando as soluções utilizadas pelo órgão público e aderindo às políticas de segurança já praticadas, por exemplo, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O projeto envolveu o refresh da rede Wi-Fi, com a atualização de equipamentos, migração de access points e implementação de soluções de controle de o.
Desde 2011, com uma licitação vencida pela Cisco, o TRE-RR já vinha reestruturando seu ambiente tecnológico, com ações voltadas para LAN Switches e melhorias no cabeamento estruturado, a fim de melhorar o controle de tráfego de rede.
Com a padronização dos equipamentos da Cisco, houve mais facilidade, agilidade e segurança nas ações praticadas pelo time de TI, e o foco ou a ser encontrar soluções voltadas para o controle de o.
Diante desse cenário, a Teltec implantou o Cisco Identity Services Engine (ISE), um produto de istração de rede que permite a criação e aplicação de políticas de segurança e o para dispositivos conectados aos roteadores, switches e ao controle da rede wireless de uma organização.
O ISE foi um complemento à segurança fornecida pelo Cisco Secure Firewall Threat Defense, e implementou no TRE-RR o modelo Zero Trust, no qual nenhuma pessoa ou dispositivo, dentro ou fora da rede de uma organização, deve receber o para se conectar aos sistemas ou cargas de trabalho de TI, a menos que seja explicitamente autorizado.
“O ISE veio justamente para nos apoiar fortemente na questão de wireless, porque, com ele, conseguimos fazer uma segmentação melhor dentro da rede. Hoje, com a velocidade dos ciberataques, é preciso ter uma ação rápida de resposta a incidentes, especialmente em equipes reduzidas”, afirma Severino Caetano José Filho, encarregado da implementação das soluções voltadas à defesa cibernética no TRE-RR.
Com o projeto finalizado pela Teltec, houve uma melhoria na disponibilidade das aplicações devido à evolução dos controles de firewalls, uma rede estável e maior interoperabilidade com a integração de várias soluções e produtos, de acordo com o licenciamento.
A Teltec tem sede em Florianópolis e escritórios em Brasília, São Paulo, Recife, Curitiba e Cuiabá, e atua com tecnologias da Cisco, Microsoft, Fortinet, Paloalto e soluções como AWS, Nutanix, Crowdstrike, entre outros.
A empresa já executou mais de 180 mil horas de projetos, atendeu mais de 1.000 clientes e possui mais de 320 certificações. Entre seus cases de sucesso, estão os serviços prestados para a BTB Soluções, Instituto Federal Sertão do Pernambuco, Sebrae, Grão Direto, entre outros.