SEGURANÇA

TRE-RR adota solução da Cisco com Teltec 1x1n5e

O órgão público adotou o modelo Zero Trust após a implementação do projeto. 2f6w3w

15 de agosto de 2024 - 14:30
TRE Roraima - Foto: TRE-RR

TRE Roraima - Foto: TRE-RR

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) optou por padronizar seu parque de rede por meio de soluções da Cisco, em um projeto desenvolvido pela Teltec Solutions. 

A estratégia visou facilitar o gerenciamento tecnológico e proporcionar maior visibilidade do ambiente, integrando as soluções utilizadas pelo órgão público e aderindo às políticas de segurança já praticadas, por exemplo, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O projeto envolveu o refresh da rede Wi-Fi, com a atualização de equipamentos, migração de access points e implementação de soluções de controle de o. 

Desde 2011, com uma licitação vencida pela Cisco, o TRE-RR já vinha reestruturando seu ambiente tecnológico, com ações voltadas para LAN Switches e melhorias no cabeamento estruturado, a fim de melhorar o controle de tráfego de rede.

Com a padronização dos equipamentos da Cisco, houve mais facilidade, agilidade e segurança nas ações praticadas pelo time de TI, e o foco ou a ser encontrar soluções voltadas para o controle de o. 

Diante desse cenário, a Teltec implantou o Cisco Identity Services Engine (ISE), um produto de istração de rede que permite a criação e aplicação de políticas de segurança e o para dispositivos conectados aos roteadores, switches e ao controle da rede wireless de uma organização.

O ISE foi um complemento à segurança fornecida pelo Cisco Secure Firewall Threat Defense, e implementou no TRE-RR o modelo Zero Trust, no qual nenhuma pessoa ou dispositivo, dentro ou fora da rede de uma organização, deve receber o para se conectar aos sistemas ou cargas de trabalho de TI, a menos que seja explicitamente autorizado.

“O ISE veio justamente para nos apoiar fortemente na questão de wireless, porque, com ele, conseguimos fazer uma segmentação melhor dentro da rede. Hoje, com a velocidade dos ciberataques, é preciso ter uma ação rápida de resposta a incidentes, especialmente em equipes reduzidas”, afirma Severino Caetano José Filho, encarregado da implementação das soluções voltadas à defesa cibernética no TRE-RR.

Com o projeto finalizado pela Teltec, houve uma melhoria na disponibilidade das aplicações devido à evolução dos controles de firewalls, uma rede estável e maior interoperabilidade com a integração de várias soluções e produtos, de acordo com o licenciamento.

A Teltec tem sede em Florianópolis e escritórios em Brasília, São Paulo, Recife, Curitiba e Cuiabá, e atua com tecnologias da Cisco, Microsoft, Fortinet, Paloalto e soluções como AWS, Nutanix, Crowdstrike, entre outros.

A empresa já executou mais de 180 mil horas de projetos, atendeu mais de 1.000 clientes e possui mais de 320 certificações. Entre seus cases de sucesso, estão os serviços prestados para a BTB Soluções, Instituto Federal Sertão do Pernambuco, Sebrae, Grão Direto, entre outros.

Leia mais 59b1u

JUDICIÁRIO

TRT-4: todos os sistemas fora do ar 1d6v17

Há 323 dias
ASSOCIAÇÃO

CEO da Teltec é o novo presidente da Acate 6d27f

Há 302 dias
FINANÇAS

Hackers tentam atacar SIAFI durante “apagão” 3e3i1m

Há 305 dias
LAYOFFS

Cisco ensaia nova rodada de cortes 5t2k73

BETS

Hackers infiltram sites do governo 39h4

TRIBUNAIS

Quais são os estados líderes em IA no Judiciário? 3m3q6c

CARAS

MG tem audiência judicial por reconhecimento facial 6f1v3p

ENGENHARIA

STE contrata backup da Adentro 2w6di